A aposta na área de ferramentas de trabalho TI e em soluções de comunicações unificadas são dois dos fundamentos para a recente mudança de nome da DECSIS II, do Grupo DECSIS, que passou a designar-se Decunify. A empresa quer consolidar uma nova etapa de crescimento onde esta linha de soluções assume um papel fundamental, aliado a uma estrutura de gestão flexível e de cobertura nacional.

José Manuel Oliveira, CEO da Decunify, desvenda ao TeK algumas das linhas estratégicas da empresa e os cenários de crescimento para 2011 na área das Comunicações Unificadas.

TeK: A aposta nas Comunicações Unificadas é um dos vectores estratégicos da Decunify. Quais são as perspectivas que se abrem para a empresa nesta área?
José Manuel Oliveira:
Estamos conscientes que as Comunicações Unificadas serão no futuro uma ferramenta indispensável para todos os utilizadores de TI´s. A possibilidade de ter ferramentas de comunicações, IM e presença, integradas numa única plataforma permitirão ganhos de produtividade elevados. Por outro lado, a possibilidade de facilmente partilharmos apresentações, efectuarmos reuniões ou participarmos em fóruns sem termos que nos deslocar, trará uma significativa redução de custos de deslocações. Numa altura de crise, tudo o que as empresas possam fazer para aumentar a produtividade e reduzir custos será obviamente um objectivo que todos queremos atingir. Perante o exposto as perspectivas para a implementação de soluções de UC são para nós uma excelente oportunidade a desenvolver.

[caption]Nome da imagem[/caption]TeK: As soluções de comunicações unificadas têm vindo progressivamente a tornar-se mais abrangentes e já existem soluções para PMEs com preços acessíveis. Esta é também uma das áreas em que a Decunify vai investir?
J.M.O.:
As PME´s são para nós um importante mercado, e também aqui a problemática da redução de custos é um dos objectivos principais. Com a massificação da implementação destas soluções, os custos tendencialmente irão diminuir, além de que os principais fabricantes de comunicações começam a disponibilizar soluções adaptadas a este mercado, que obviamente iremos incorporar na nossa oferta.

TeK: Tipicamente qual é o investimento necessário para uma empresa de dimensão média na implementação destas soluções? E qual a redução de custos estimada?
J.M.O.:
Não é fácil quantificar o investimento necessário para implementação duma solução de UC, pois existem diversas soluções e estará sempre dependente dos níveis de integração que se queira implementar em cada solução. Podemos no entanto afirmar que os ganhos que se conseguirão na implementação duma solução de UC poderão variar num intervalo entre 15 e 35%, sendo que estes valores resultam da redução de custos de comunicações e ganhos de produtividade.

TeK: Como vê a adopção destas soluções em 2010/2011, num mercado ainda condicionado pela crise financeira?
J.M.O.:
Em 2009 estivemos a discutir com alguns clientes estes cenários, tendo no entanto os projectos sido adiados para o ano de 2010. Neste momento estamos convictos que mesmo num período difícil do ponto de vista económico as empresas se encontram disponíveis para fazer investimentos que lhes permitam reduzir os custos operacionais, pelo que contamos implementar algumas soluções durante o presente ano.