Uma iniciativa do presidente da república Cavaco Silva, desenvolvida no âmbito da actividade da COTEC, premiou pela primeira vez portugueses que pela sua actividade profissional realizada fora de Portugal tenham conseguido distinguir-se nessas sociedades, como empreendedores e inovadores.
Nesta primeira edição o prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa distinguiu Carlos de Mattos e Fernando Ferreira, residentes respectivamente nos Estados Unidos e na Austrália.
Carlos de Mattos já tinha sido distinguido com dois Óscares pela academia de cinema de Hollywood, graças aos trabalhos realizados na área da iluminação. Entre os títulos mais conhecidos, o português trabalhou no ET ou no Forrest Gump.
Fernando Ferreira é empresário da construção civil e proprietário da maior empresa de cofragem da Austrália, a Wideform que detém negócios sobretudo na área do sector público e construção civil, enquanto fornecedor de betão armado.
O júri do concurso avaliou 65 candidaturas de portugueses inovadores no estrangeiro. A média de idades dos candidatos à distinção variava entre os 36 e os 69 anos. Estiveram representados no concurso todos os continentes.
Notícias Relacionadas:
2008-03-04 - Presidente da República usa rede social para divulgar prémio
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários