O ex-primeiro ministro português, José Manuel Durão Barroso, apresentou no final desta semana a equipa que, por si chefiada, constitui o próximo executivo europeu com mandato para cinco anos. A nova direcção da Comissão Europeia tem a maior participação feminina de sempre e toma posse a 1 de Novembro.



A pasta da Sociedade da Informação será gerida por Viviane Reding, uma comissária com nacionalidade luxemburguesa que dará continuidade ao trabalho levado cabo por Erkki Liikanen. No passado mês de Julho este havia sido substituído pelo finlandês Olli Rehn - que agora, por sua vez, transita para a pasta do alargamento.



A comissária, que na anterior direcção da Comissão chefiava a área da Educação e Cultura, terá como tarefa principal o acompanhamento das políticas traçadas na área da Sociedade de Informação, com destaque para os Planos de Acção eEurope, embora o programa relativa à Estratégia de Lisboa seja directamente coordenado pelo presidente, Durão Barroso.




A pasta das Empresas, que antes estava também a cargo de Erkki Liikanen, passa agora para o alemão Günter Verheugen, que acumula com a Indústria e a Vice-presidência da Comissão




No que respeita à Direcção Geral da Concorrência, até agora gerida por Mario Monti, que teve em mãos casos como o da Microsoft e coordenou processos contra várias operadoras europeias, o nome que se segue é Neelie Kroes, da Holanda.




A nova Comissão inicia oficialmente funções no próximo dia 1 de Novembro, data a partir da qual os novos comissários assumem os cargos. Antes disso, acontece o primeiro encontro informal com os 25 comissários, marcado para dia 20 de Agosto.




Nota da Redacção: [2004-08-16 11:15:00] A notícia foi actualizada com mais informação.



Notícias Relacionadas:

2004-07-30 - Sucessor de Erkki Liikanen quer simplificar Estratégia de Lisboa