Surgiu em 2006 e neste espaço de tempo, a XL Party mudou de nome, cresceu em dimensão e em variedade de propostas, mas mantém os mesmos objetivos: trazer a público o universo do gaming, cada vez mais encarado como uma forma de convívio social.
No fim de semana em que a Meo XL Party regressa a Lisboa para a sua 20ª edição, o TeK entrevista Pedro Silveira, responsável pela organização daquele que é considerado o maior festival de videojogos do país.
TeK: Recuando um pouco, como nasceu a XL Party?
Pedro Silveira: O projeto nasceu em finais de 2006 e tinha por base a criação de um evento tecnológico diferente daqueles que tinham acontecido até à data em Portugal. A ideia deste festival é trazer ao público o universo do gaming e mostrar que jogar consola ou no computador já não significa estar fechado em casa, no quarto, a jogar à frente de um ecrã sozinho. Já não é uma atividade solitária e sim uma forma de convívio social entre os jovens.
TeK: Como é que esse conceito evoluiu durante estes anos?
P.S.: Evoluiu bastante em todos os aspetos (número de parceiros, visitantes, participantes, estrutura) mas principalmente no seu conceito, pois aquilo que a princípio era uma tradicional lanparty evoluiu para algo muito mais completo, que chega a todas as faixas etárias e pretende aproximar amigos e família em verdadeiros momentos de convívio.
TeK: Quais as maiores diferenças a apontar entre as primeiras edições e as edições atuais?
P.S.: As mudanças entre a edição número 1 em 2006 e a de 2011 são muitas e a todos os níveis. Temos mais pessoas envolvidas, mais atividades, torneios, mais variedade de ações dentro do recinto e mais prémios. A inclusão de novos parceiros veio permitir mais tipos de interação com participantes e visitantes, abrindo portas às novas gerações do entretenimento tecnológico com experiências novas que se vão renovando a cada evento.
TeK: Como tem evoluído a adesão?
P.S.: Com um evento que já conta com 19 edições, estamos neste momento a captar já uma 2ª geração de participantes. Muitos dos participantes deste ano foram no ano anterior apenas visitantes. Já não são apenas os gamers que nos visitam, toda a família vem ao recinto da Meo XLParty, do mais pequenino ao mais velho, rapazes e raparigas.
Deixámos de ter apenas torneios para dar lugar a muitos outros espaços de divertimento e experimentação de consolas e jogos, entre atividades ligadas a outras áreas como, por exemplo, à ciência.
TeK: O que "move" os participantes das XL Party?
P.S.: Penso que as competições/torneios (e-sports) são o que realmente move os participantes. Já para os visitantes, que curiosamente são cada vez mais novos e vêm acompanhados pelos pais, penso que seja o grande festival de videojogos que acontece na zona de experimentação destinada aos visitantes. Nesta zona podem aventurar-se em desportos radicais, experimentar novas edições de jogos, utilizar as mais recentes consolas do mercado, assistir a workshops ligados à ciência e participar em passatempos muito divertidos.
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TeK: As XL Party vão sendo organizadas em diferentes partes do país. A audiência vai mudando consoante a cidade onde a "festa" acontece e/ou há "seguidores fiéis" independentemente do local?
P.S.: A audiência vai sempre mudando, no entanto existe uma fatia de pro-gamers que participa sempre no evento e nas suas competições. Já os visitantes, normalmente são locais que procuram passar bons momentos de convívio com os amigos e/ou família.
TeK: Caracterize-me o "participante habitual" de uma XL Party?
P.S.: São principalmente jovens entre os 15 aos 25 anos que normalmente jogam videojogos através da internet, seja no PC ou em consolas.
TeK: Quais as atividades de maior sucesso?
P.S.: As atividades com maior sucesso são os torneios de e-sports assegurados pelos nossos parceiros ASUS e MEO.
TeK: O que custa mais assegurar neste tipo de eventos?
P.S.: Os maiores desafios são sem dúvida assegurar espaços suficientemente grandes para alojar um evento desta dimensão e toda a logística relacionada com o fornecimento de eletricidade, Internet e rede de dados para todos os participantes.
Uma pequena mostra da dimensão de um destes eventos: são necessários 6 km de cabo de rede e 1 km de cabo elétrico; os Switchs Cisco utilizados nos eventos têm de vir da Holanda devido à quantidade de portas necessárias; a potência elétrica necessária para a realização do evento é superior à utilizada num concerto dos Xutos e Pontapés.
TeK: Relativamente aos "videojogos", a indústria ganhou alguma "dinâmica" com o desenvolvimento dos smartphones e com a chegada dos tablets. Como olha para estas plataformas? Reconhece-lhes benefícios para o mercado dos videojogos?
P.S.: Independentemente da plataforma em que o videojogo exista, o festival MEO XLParty vai sempre acompanhar essa mesma dinâmica. Todas as plataformas que permitem jogar são bem-vindas na MEO XLParty.
TeK: Neste capítulo têm sido divulgadas algumas "propostas nacionais". Conhece estes projetos portugueses?
P.S.: Sim, é com muito orgulho que acompanhamos algumas das propostas nacionais e empresas como a SeedStudios e a Biodroid. São verdadeiras referências nacionais, muito importantes para potenciar o setor em Portugal e lá fora.
TeK: As XL Party têm alguma área dedicada à divulgação de projetos nacionais?
P.S.: Infelizmente ainda não, mas temos todo o interesse e disponibilidade para criar uma área para os mesmos.
TeK: Temos a Meo XL Party de regresso a Lisboa este fim de semana. O que destacaria entre o que está a ser preparado para a próximo edição?
P.S.: O grande destaque mais uma vez vai para as grandes competições de e-Sports que vão ser realizadas dos mais diversos títulos do mundo dos videojogos. Os visitantes que não irão participar nos torneios terão também várias atividades em que poderão participar, destinadas a toda a família.
Convidamos todos, incluindo pais e filhos, a visitarem a FIL este fim de semana. A entrada é livre para visitantes e vamos ter passatempos, desportos radicais e outras atividades em que poderão participar!
TeK: O que é que gostaria de assegurar para a XL Party que ainda não tenha conseguido? Como gostaria que fossem as XL Party do futuro?
P.S.: O que gostaria de assegurar para o evento era a participação massiva de toda a indústria dos videojogos. Gostaria que o evento se tornasse num festival de referência e internacional de e-sports com a participação de vários jovens jogadores de todo o mundo e que existisse dentro deste festival uma área dedicada aos videojogos onde todos os grandes títulos da indústria estivessem presentes.
É também importante para nós continuar a trabalhar para desmistificar os videojogos e mostrar que esta é uma atividade que promove o convívio entre as famílias e amigos.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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