José Tavares, até agora responsável pela Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico, demitiu-se hoje de funções, segundo revela a Antena 1. A rádio diz que o responsável terá entregue hoje a carta de demissão ao ministro da Economia, Manuel Pinho, antes mesmo de serem apresentadas as 100 medidas do plano, anunciadas para Outubro deste ano e ainda não divulgadas.



Na semana passada, à margem do Congresso da APDC, José Tavares explicava que as medidas seriam conhecidas em breve e justificava os atrasos com a dificuldade de "coordenação de trabalho entre vários ministérios". Por outro lado, adiantava que algumas das iniciativas do plano estavam já a avançar, sobretudo na área das competências TIC - que envolvem parcerias com o sector privado - ou parcerias de I&D com universidades estrangeiras dirigidas a áreas específicas.



José Tavares estava no cargo há cerca de cinco meses e, para já, não se conhecem as razões da sua demissão. Acredita-se no entanto que pode estar relacionada com a forma como tem sido conduzido o projecto bandeira do Governo de José Socrates.



O Público dava ontem conta de desentendimentos entre o ministro da economia, Manuel Pinho, e o ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, relativamente às questões desta área.



Na conferência de imprensa que segue o conselho de ministros, Pedro Silva Pereira, ministro da presidência, minimizou a questão dizendo que "o mais importante é sublinhar que o Plano tecnológico está em curso". O ministro, em declarações citadas pela TSF explicou que "o desenvolvimento do Plano tecnológico tem sido já o elemento inspirador de muitas medidas que o Governo tem vindo a promover".



Pedro Silva Pereira acrescentou que a coordenação do Plano Tecnológico vai manter-se no Ministério da Economia e refutou a existência de conflitos entre ministérios. Foi ainda avançado que em breve vai ser publicado um documento síntese que dará conta das medidas já implementadas e daquelas que faltam implementar no âmbito do plano.



Ao final do dia o Ministério da Economia emitiu um comunicado já com o nome do novo responsável pela Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico. Miguel Lebre de Freitas, que ocupa o lugar de José Tavares, desempenhava até agora funções de director no Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia e da Inovação.



O mesmo documento volta a frisar que o documento-síntese do Plano Tecnológico, que tem vindo "a ser preparado pela Unidade de Coordenação num processo de cooperação inter-ministerial" será aprovado em breve em conselho de ministros, cita a Lusa.



Nota de redacção [16:07]: A notícia foi actualizada com comentários do Ministro da Presidência à demissão do coordenador da UCPT.
[2005-11-18 11:59] : A notícia foi novamente actualizada para incluir o nome do novo responsável pela UCPT.



Notícias Relacionadas:

2005-11-09 - 15º Congresso da APDC - Medidas do Plano Tecnológico devem ser divulgadas em breve


2005-08-23 - José Tavares defende lógica transversal no novo quadro comunitário de apoio

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.