Em entrevista ao TeK Mathias Brenner, COO da Sherpany, explica as razões que levaram a empresa a apostar em Portugal e confessa que a capital portuguesa se tem revelado um foco de talento assinalável. Além do talento local, é uma cidade que atrai talento internacional.

Há cada vez mais estrangeiros a responder às oportunidades de emprego abertas pela startup, prontos a mudarem-se para Lisboa. Até final do ano a empresa voltará a ter oportunidade de testar esse interesse, porque pretende contratar mais 10 pessoas para a equipa local.

Antes disso, está empenhada em aumentar o reconhecimento no mercado local e é por isso que organiza este sábado o Django Girls, uma iniciativa pensada para o sexo feminino e para quem quer aprender a programar, ação que deu aliás o mote para a conversa com o TeK.

TeK: Organizam este sábado em Lisboa um evento gratuito de programação. É a vossa primeira iniciativa do género ou já têm feito outras idênticas, em Portugal ou fora?
Mathias Brenner:
Sim, é a primeira vez que organizamos um evento para (aspirantes a) programadores. Na Suíça, organizámos alguns eventos que tiveram muito êxito, mas destinavam-se a membros de conselhos de administração e gestores. Foram mais pensados para efeitos de relações públicas ou exclusivamente para dar formação. Mas a notoriedade que resulta do facto de os organizarmos pode ajudar a atrair talento, sobretudo em mercados onde não somos ainda muito conhecidos.

TeK: Escolheram Portugal para fixar um dos vossos escritórios. Porquê? Que papel ocupa o país no vosso plano estratégico?
Mathias Brenner:
O bom tempo, claro! E queremos partilhar a nossa maneira de trabalhar com Portugal e o resto do mundo. Somos orgulhosos da nossa filosofia de trabalho e achamos que podemos oferecer algo bom aos nossos trabalhadores. Mas sobretudo achamos que é uma cidade cujo potencial para acolher startups tem vindo a crescer. Tem-se tornado um "hub" muito interessante no contexto da Europa. E há imenso talento aqui! Quer em termos de competências técnicas, quer da cena criativa, Lisboa está bastante desenvolvida. Além disso, para ser honesto, a crise financeira em Portugal teve um lado positivo para nós, como startup, já que as grandes empresas não têm crescido tão rapidamente, o que nos deu a oportunidade de capturar algum desse talento. Do ponto de vista estratégico, Lisboa é muito importante para nós, visto que metade dos nossos trabalhadores está estabelecida cá.

TeK: Estão a recrutar colaboradores no mercado local. Este ano pensam contratar quantas pessoas em Portugal? As pessoas que contratam cá vão trabalhar exclusivamente em Portugal ou pretendem contratar em Portugal para trabalhar noutras geografias?
Mathias Brenner:
Em Lisboa esperamos contratar pelo menos mais 10 pessoas até ao final do ano. Há dois anos, estávamos a contratar apenas programadores portugueses para o escritório de Lisboa. Mas parece que Lisboa se tornou um local muito atraente para viver e trabalhar e temos estado a receber candidaturas de todo o mundo! Já contratámos programadores da Escócia, da Alemanha, da Polónia e da Finlândia - todos a quererem mudar-se para Lisboa.Este é também o ano em que nos queremos internacionalizar. Estamos a expandir para a Alemanha, Itália e Brasil, ainda em 2015.

TeK: No total quantas pessoas trabalham neste momento na vossa empresa?
Mathias Brenner:
No total somos 35. Em Lisboa somos 15 e vamos crescer muito nos próximos meses.

TeK: Os vossos clientes são sobretudo grandes empresas? Já têm clientes em Portugal?
Mathias Brenner
Os clientes do Investor Service da Sherpany são maioritariamente as grandes empresas cotadas porque é um serviço precisamente orientado para que as empresas possam falar com os seus acionistas de forma mais clara e eficiente, para facilitar a preparação de Assembleias Gerais, partilhar documentos e recolher informações. A ideia é ajudar a antecipar tópicos de maior interesse. Também permite facilitar novas formas de voto (eVoting). Os clientes do nosso outro serviço, o Boardroom, são tipicamente empresas com mais de 250 trabalhadores. Este é mais útil para tornar mais simples os processos nos conselhos de administração, facilitando a preparação de reuniões e ajudando a empresa a atingir as exigências de compliance, através da centralização de tudo o que os membros do conselho de administração possam vir a precisar, num único sítio. Estamos orgulhosos de ter entre os nossos clientes grandes marcas internacionais como a Nestlé, Novartis, Zurich Financial Services, a bolsa de valores SIX, OC Oerlikon, Julius Baer, e outros bancos suíços. Neste momento ainda não temos clientes em Portugal, mas estamos a trabalhar nisso.

TeK: Descrevem a vossa plataforma como um veículo para ligar empresas, diretores e acionistas. Que caraterísticas fazem dessa solução algo diferenciador no mercado?
Mathias Brenner:
A nossa principal vantagem competitiva é estarmos totalmente focados no utilizador. E este pode ser um acionista com mais de 60 anos ou um membro do conselho de administração com 50 anos. Temos um grande foco nas tendências da web e pretendemos desafiar o mundo empresarial. Procuramos sempre novas abordagens para melhorar a comunicação entre o acionista e a empresa. Por exemplo, possibilitamos a comunicação e o eVoting através de telemóveis iPhone e Android, o que é algo bastante inovador.Somos a primeira plataforma independente criada para facilitar uma comunicação mais próxima e pessoal entre empresas cotadas, membros dos seus órgãos de gestão, e investidores. Com o uso da nossa aplicação os clientes podem consolidar a lealdade de investidores, ajudar os conselhos de administração a focarem-se na tomada de decisões mais informadas e introduzir grandes melhorias a nível de corporate governance.

 

Cristina A. Ferreira

 

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico