Alojamento Web: Um longo caminho a percorrer...

Por: Nuno Matias (*)

O Serviço de Alojamento expõe da forma mais sensível as tendências tecnológicas e económicas do mercado mundial com impactos imediatos, se não mesmo antecipados, nos mercados locais. A necessidade de compatibilização do IPv6 exige aos fornecedores de soluções de presença na Internet um esforço de investimento e desenvolvimento complexos que no entanto irá trazer uma maior performance de roteamento e segurança. Ainda ao nível dos endereços web, a própria implementação do DNSSEC para as mais variadas extensões de domínio fornecerá aos proprietários de domínios uma maior e mais eficaz protecção contra a “adulteração” do efeito cache de DNS dos domínios.

[caption]Nome da imagem[/caption]
No entanto, e tendo em conta que Portugal não chegará aos 400.000 domínios activos (genéricos e nacionais), o país demonstra claramente a distância relativamente a outros países europeus, na proporção, perante a efectiva potenciação da presença e utilidade da Internet nas relações profissionais e de negócios. Por outras palavras, o consumo da utilidade aplicacional da Internet, que definitivamente obteve um impacto extremamente positivo na facilitação da burocracia nacional ou ainda nos comportamentos privados da sociedade, não tiveram o mesmo reflexo no âmbito criativo e de desenvolvimento em escala com a construção de presenças úteis na Web. Se o mundo está longe de atingir a maturidade nesta curva de progressão perante a rede, Portugal terá muito mais a percorrer, não na sua utilização mas antes na dispersão efectiva e eficiente das presenças criativas, em especial nas suas montras comerciais.

As novas tendências das ofertas de alojamento web passam, sem dúvida, pela apresentação de, por um lado, soluções mais completas e profissionais com uma multiplicidade de aplicações pré-instaladas tipo plug & play destinadas a responder com bastante robustez às necessidades dos recém-chegados e, por outro lado, apresentando soluções de alojamento profissional em termos de segurança e credibilidade, com serviços de consultoria em escala para apoio na configuração e gestão da sua noção privada de alojamento, dependendo de cada entidade e respondendo com soluções de sincronização aplicacionais e ao longo de diversas e diferentes plataformas. Por exemplo, a construção de soluções em Cloud computing é uma oportunidade para as PME´s concretizarem arquitecturas tecnológicas complexas no âmbito das tecnologias de informação, ambicionando mais facilmente necessidades de hosting e utilização geográfica aplicacional sem grandes necessidades de especialização ou investimento tecnológico.

Finalmente, podemos identificar uma nova abordagem que começa a ser respondida pelas empresas de alojamento na facilitação da comunicação a audiências sobre as quais as respectivas presenças na Web se materializaram. Estas soluções poderão passar pela intermediação automatizada de meios e criatividades online, pela difusão especializada em presenças em redes sociais, e ainda pela efectiva indexação e promoção nos meios de busca.

Globalmente, o seu simples fornecedor de alojamento Web e registo de domínios tenderá a transformar-se num parceiro tecnológico privilegiado que lhe garante uma melhoria clara na performance dos seus processos de negócio, numa efectiva redução de custos operacionais e ainda num apoio consultivo para manutenção e angariação de novos clientes e novos mercados.

(*) Country Manager da AMEN em Portugal