Por Rui Monteiro (*)

O autocaravanismo é um nicho dentro do setor turístico e, na verdade, não é propriamente o tipo de atividade da qual nos lembramos quando pensamos em soluções tecnológicas. No entanto, elas têm-se revelado fundamentais para algumas empresas.

É o caso da Camping-Car Park (CCP), empresa francesa que se dedica sobretudo à gestão de Áreas de Serviço para Autocaravanas. Ao longo dos seus 13 anos de operação (entrou este ano em força em Portugal) tornou-se gestora da maior rede de áreas de serviço da Europa, com mais de 600 locais e um conjunto de clientes autocaravanistas fidelizados que se aproxima do milhão.

O que permitiu à CCP tornar-se numa das empresas com a maior taxa de crescimento no setor onde opera foi, precisamente, o desenvolvimento de tecnologia própria e, mais recentemente, a incorporação de algoritmos de Inteligência Artificial. Esta plataforma tem ajudado a dar suporte à experiência dos clientes finais e aos parceiros – na sua grande maioria, entidades municipais.

Apesar de ter sido criada em 2011, a Camping-Car Park mantém um “espírito de start-up”, imposto pelo desenvolvimento de tecnologias próprias para sustentar a sua capacidade de se adaptar rapidamente às necessidades do mercado.

Ao contrário do que sucede muitas vezes, para reduzir custos, em vez de irmos ao mercado tentar encontrar uma solução tecnológica que pudesse adaptar às nossas necessidades, desenvolvemos de raiz toda a tecnologia de que necessitamos para a operação, e que integra departamentos de R&D transversais a todo o modelo de negócio.

Isto inclui o desenvolvimento das aplicações (que permitem, em tempo real, prestar todas as informações relativas ao estado da rede e das Áreas de Serviço que dela fazem parte, informar acerca de pontos de interesse turístico das regiões, reservar estadias, etc.), até ao projeto e fabrico dos equipamentos instalados nas Áreas e que permitem a sua gestão operacional centralizada, garantindo a tranquilidade e conforto nas estadias dos utilizadores da rede.

O poder da Inteligência Artificial

Por detrás de toda esta simplicidade aparente está um conjunto de soluções tecnológicas que coordenam o funcionamento de todos os departamentos da empresa e que permitiram em 2023, por exemplo, atender mais de 200.000 chamadas telefónicas com um tempo médio de espera de apenas 20 segundos.

Recorrendo a ferramentas de IA, todos os processos são continuamente analisados, de forma a identificarem pontos de aperfeiçoamento que podem ser rapidamente implementados, garantindo uma evolução baseada na melhoria contínua da empresa como um todo.

Ultimamente, e com vista na promoção do consumo racional da energia elétrica, foi lançado um sistema inteligente de monitorização e deslastre de cargas elétricas (HEMERA) que permite equilibrar o consumo de eletricidade nas áreas de serviço. Isto destina-se, por exemplo, a locais onde o contrato estabelecido entre o parceiro e o seu o fornecedor de energia implica custos adicionais em determinados períodos do dia, ou em locais onde a potência energética seja limitada, desta forma evitando disparos de disjuntores das proteções gerais do quadro de distribuição por efeito de sobreconsumo.

Estas ações são programadas à medida das necessidades de cada local e permitem a continuidade de funcionamento de todos os serviços, uma vez mais concorrendo para proporcionar uma estadia sem dissabores aos autocaravanistas.

Juntando todo o conjunto de tecnologias desenvolvidas para responde às necessidades de cada segmento deste ecossistema, existe um sistema de gestão central da rede que permite, em tempo real, a comunicação automática de eventuais problemas de funcionamento, a sua resolução em tempo útil e a coleção de dados estatísticos (anonimizados) relativos ao fluxo de autocaravanas pela Europa – o que nos permite afirmar como promotores de um dos segmentos mais importantes do desenvolvimento do conceito de “Smart Cities” – a “Smart Mobilty”.

Organizar o fluxo de tráfego de veículos com as proporções que são as de autocaravanas é, cada vez mais, uma necessidade das localidades e das próprias regiões, perseguindo um dos valores principais sobre os quais assenta a empresa: a sustentabilidade ambiental, aqui apoiada e potenciada por soluções tecnológicas avançadas.

(*) Business Developer da Camping Car Park em Portugal