Por Paulo Lopes (*)

Nunca a pressão e a responsabilidade, de quem lidera e toma decisões, estiveram em níveis tão elevados. O setor das Tecnologias de Informação tem-se mostrado, de alguma forma, mais resiliente a este panorama, mas não nos enganemos: todos os setores acabarão, de uma forma ou de outra, por serem afetados.

Nestes dias de incerteza, há um valor que se levanta acima dos outros: transparência. Mais do que nunca, é tempo de ser transparente com clientes, parceiros, fornecedores, e sobretudo com os colaboradores, muitos com receio da incerteza, do desconhecido e de terminologias como lay off ou mesmo despedimento. Cada empresa fará o seu caminho, mas aqui deixo algumas recomendações que poderão ajudar as organizações a passar por esta fase:

Seja proativo – Não deixe que os colaboradores tenham muitas dúvidas ou que não as tenham por muito tempo. Comunique de forma regular e seja honesto e direto acerca dos problemas, desafios e oportunidades que existirão pela frente;

Tenha o foco na solução – Os setores têm diferentes reações à situação atual e diferentes ritmos de adaptação mas o mais importante é colocar as nossas forças de forma a continuar em atividade e em segurança. No entanto, bem sei que, em algumas áreas, tal não é possível;

Planifique o depois – A normalidade voltará mais cedo ou mais tarde, nem que seja (e será certamente) um novo normal. Quem ficar parado a aguardar que tudo isto passe corre o risco de ficar para trás.  Comece já a pensar no depois. Assim que a economia for regressando ao normal, serão necessárias empresas com estratégias e planos claros para o futuro.

É um facto que nunca imaginámos que uma situação como esta pudesse acontecer. Vivemos um momento que vai transformar o nosso mundo, alterando, por completo, a sociedade e a economia. É, por isso, normal sentirmo-nos ansiosos ou stressados. Mas algo é certo: estamos mesmo todos no mesmo barco e só conseguiremos vencer esta pandemia em conjunto. Como, aliás, deveria ser sempre.

(*) CEO da Xpand IT

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.