Por Paulo Lopes (*)
Nunca a pressão e a responsabilidade, de quem lidera e toma decisões, estiveram em níveis tão elevados. O setor das Tecnologias de Informação tem-se mostrado, de alguma forma, mais resiliente a este panorama, mas não nos enganemos: todos os setores acabarão, de uma forma ou de outra, por serem afetados.
Nestes dias de incerteza, há um valor que se levanta acima dos outros: transparência. Mais do que nunca, é tempo de ser transparente com clientes, parceiros, fornecedores, e sobretudo com os colaboradores, muitos com receio da incerteza, do desconhecido e de terminologias como lay off ou mesmo despedimento. Cada empresa fará o seu caminho, mas aqui deixo algumas recomendações que poderão ajudar as organizações a passar por esta fase:
Seja proativo – Não deixe que os colaboradores tenham muitas dúvidas ou que não as tenham por muito tempo. Comunique de forma regular e seja honesto e direto acerca dos problemas, desafios e oportunidades que existirão pela frente;
Tenha o foco na solução – Os setores têm diferentes reações à situação atual e diferentes ritmos de adaptação mas o mais importante é colocar as nossas forças de forma a continuar em atividade e em segurança. No entanto, bem sei que, em algumas áreas, tal não é possível;
Planifique o depois – A normalidade voltará mais cedo ou mais tarde, nem que seja (e será certamente) um novo normal. Quem ficar parado a aguardar que tudo isto passe corre o risco de ficar para trás. Comece já a pensar no depois. Assim que a economia for regressando ao normal, serão necessárias empresas com estratégias e planos claros para o futuro.
É um facto que nunca imaginámos que uma situação como esta pudesse acontecer. Vivemos um momento que vai transformar o nosso mundo, alterando, por completo, a sociedade e a economia. É, por isso, normal sentirmo-nos ansiosos ou stressados. Mas algo é certo: estamos mesmo todos no mesmo barco e só conseguiremos vencer esta pandemia em conjunto. Como, aliás, deveria ser sempre.
(*) CEO da Xpand IT
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários