Por: João Borrego (*)

Enquanto as empresas procuram transformar-se para o mundo da Inteligência Artificial (IA), a pesquisa por ferramentas de automação e IA está a crescer, intensificando a pressão sobre as equipas de TI para fornecerem resultados.

Na verdade, os líderes de TI estão a lutar para estabelecerem a governação e os processos necessários para dominarem os conceitos básicos, contando com as lacunas de competências, sistemas desconectados e preocupações de conformidade entre as suas principais preocupações.

Esta informação está de acordo com o Connectivity Benchmark Report 2024 da Mulesoft que, entre 1.050 líderes de TI em todo o mundo, constatou que 98% afirma estar a enfrentar desafios em relação à transformação digital.

Para as empresas que procuram permanecer à frente num futuro impulsionado pela IA, a integração e a automação serão essenciais. Como resultado, o papel do CIO e de outros líderes de TI está a tornar-se mais crítico do que nunca. Os líderes empresariais mais experientes estão a recorrer aos seus responsáveis de TI para os ajudarem a impulsionar a estratégia de IA dos seus negócios.

Isto inclui o estabelecimento e comunicação de uma estratégia clara de execução que aborde questões de conformidade e lacunas de competências.

A integração é a base para experiências de cliente conectadas

 Com a adoção de ferramentas de IA a aumentarem rapidamente entre o público em geral, continuaremos também a verificar a procura por experiências de cliente que priorizam a IA. Os clientes de hoje esperam interações excecionais, suportadas por dados bem conectados através de sistemas integrados.

É por isso que uma visão única, unificada e em tempo real de cada cliente e em escala, é o coração inteligente do seu envolvimento. Em todos os setores, existe uma maior necessidade de melhorar a integração, para unificar todos os dados de negócios, os estruturados e os não estruturados, de forma a potenciar e implementar a IA confiável e relevante, em todas as funções de negócios.

Embora a IA tenha o poder de impulsionar a eficiência, depende de dados integrados e está a criar mais complexidade para as estratégias de integração. As empresas precisam de equilibrar cerca de 1.000 aplicações para criarem uma experiência coesa para os utilizadores finais.

Os líderes de TI reconhecem que os silos de dados e a fragilidade dos sistemas estão a impedir as suas empresas de adotarem a IA. Mais de 90% dos líderes de TI estão a enfrentar problemas de integração.

Assim, apenas uma minoria significativa das organizações é arquitetada para o sucesso da IA ​​- apenas 2% reporta a não existência de barreiras significativas à utilização dos seus dados para casos de uso de IA. As preocupações em torno da integração são duplas: a dificuldade de integrar recursos generativos de IA com outros sistemas de software, e a necessidade de integração entre os sistemas existentes.

As organizações que adotaram uma estratégia de integração reportam uma vasta gama de benefícios. Desde a experiência do cliente, ROI mais significativo e implementação de automação, a integração impacta positivamente a organização. A falha em preencher a lacuna entre aplicações integradas impedirá que a IA melhore significativamente as experiências dos colaboradores ou clientes, para a maioria das organizações no futuro próximo.

Democratizar a automação e estabelecer a governança de dados vai desbloquear o aumento da produtividade

A automação continua a ser uma fonte de discórdia para os líderes de TI. Trata-se de uma área que depende de soluções de automação para aumentar a eficiência e fornecer autonomia aos utilizadores corporativos. De acordo com a McKinsey, a IA generativa atual, assim como outras tecnologias, têm o potencial de automatizar atividades de trabalho que hoje absorvem 60 a 70 por cento do tempo dos profissionais.

No entanto, as equipas de TI ainda são, em grande parte, responsáveis ​​por governar e manter o processo de automação, e a carga de trabalho necessária para implementar soluções pode contrariar os benefícios pretendidos.

Cerca de dois terços dos programadores de TI implementam e controlam automações para utilizadores empresariais.

Para escalar, as soluções de automação evidenciam-se como uma oportunidade para as equipas de negócios serem autossuficientes e aliviarem a carga sobre a TI.

À medida que as empresas recorrem cada vez mais à automação para aumentar a eficiência, as APIs podem tornar-se numa fonte de produtividade e receita.

Gerir e proteger os dados que sustentam em escala essas APIs tornou-se cada vez mais complexo. Ao estabelecer o governance de dados – definindo as regras ou políticas pelas quais a informação é recolhida, gerida, armazenada, medida e comunicada – as empresas podem estabelecer as bases para o sucesso.

Com os parâmetros de governação corretos em vigor, a automação pode ser democratizada, o que libertaria as equipas de TI para enfrentarem desafios tecnológicos mais complexos.

Com o apoio do negócio em geral, podem desbloquear os benefícios das aplicações de IA e da integração e governação de dados, abrindo caminho para um futuro mais produtivo e eficiente, e claro, impulsionado pela IA.

(*) Senior Account Executive na Salesforce Portugal