
No futuro… "Operador disponibiliza produto inovador em tempo recorde"
"The world is changing very fast. Big will not beat small anymore. It will be the fast beating the slow."
Rupert Murdoch
Hervé Silva e Sergio Orfão *
Actualmente os operadores de telecomunicações têm que gerir um conjunto complexo de produtos, redes e serviços num mercado caracterizado por uma competitividade elevada que imprime uma pressão considerável, nomeadamente no fornecimento de serviços, exigindo aptidão efectiva para rapidamente desenvolver e modificar os serviços, os processos de negócio associados e os sistemas de suporte.
Com frequência, os operadores deparam-se com uma amálgama desintegrada de aplicações que são desenhadas para dar resposta a um conjunto "pouco dinâmico" de necessidades de negócio, tornando-se dispendioso e/ou moroso adaptá-las para ir ao encontro de novos requisitos, produtos e serviços.
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É premente uma mudança de paradigma, com a aproximação dos sistemas de suporte às operações (Operational Support Systems - OSS) aos sistemas complementares que suportam os processos de negócio e o relacionamento com os clientes (Business Support Systems - BSS). A complementaridade entre estes dois conjuntos de sistemas permitirá optimizar e agilizar os processos de implementação e gestão de novos produtos e serviços.
É neste enquadramento que surge o NGOSS (New Generation Operation Systems and Software) como uma iniciativa do TMForum (Associação Mundial, sem fins lucrativos, cujos membros representam a quase totalidade da cadeia de valor do mercado das telecomunicações) com o propósito de fornecer linhas de orientação, aconselhamento estratégico e soluções práticas, de forma a desenvolver o aperfeiçoamento da gestão e operação de serviços de comunicação e a melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Actualmente com 10 anos de maturação, e desenvolvido pelos maiores operadores de telecomunicações e fornecedores de equipamentos e de serviços, o NGOSS agrega um conjunto de frameworks, aceites pelos players da indústria de telecomunicações e geridas pelo TMForum, que fomentam e impulsionam:
" A modelação e automatização de processos de negócio (Enhanced Telecom Operations Map - eTOM);
" Modelos standard de informação e de dados (Shared Information and Data Model - SID);
" Linhas orientadoras para a definição da arquitectura de sistemas (Telecom Applications Map - TAM); e
" A definição de interfaces para integração de sistemas (Technology Neutral Architecture - TNA).
O principal objectivo desta iniciativa é estabelecer directrizes para a gestão da próxima geração de redes de comunicações de forma a assegurar a redução do time-to-market e dos custos de integração de sistemas e de gestão de redes, facilitar a introdução de novas tecnologias e suportar a implementação de várias soluções de diferentes fornecedores.
A implementação do NGOSS já é uma realidade num conjunto alargado de operadores pertencentes ao TMForum, entre os quais o operador O2 Germany. Em 2005 o mercado das comunicações móveis na Alemanha aumentou 83%, fazendo aumentar a concorrência e colocando a pressão sobre a qualidade de serviço dos operadores sem fios. O operador O2 Germany tinha um mercado de 8 milhões de clientes e decidiu iniciar um destes projectos, tendo como principais resultados a redução de custos de manutenção dos sistemas e a redução do tempo de implementação de novos serviços.
Da análise anterior importa salientar que o NGOSS, por um lado, disponibiliza um conjunto de frameworks suficientemente abrangentes e completas, que consolidam boas práticas genericamente aplicáveis no negócio das telecomunicações, por outro, não restringe as especificidades dos operadores, nem limita a sua inovação e diferenciação. Permite, assim, que haja uma linguagem comum entre todos os vendors e players deste mercado e promove, essencialmente, uma cumplicidade e complementaridade entre as equipas de negócio e as equipas técnicas, fazendo com que existam sinergias na implementação de novos produtos e serviços e, consequentemente, soluções variadas, oferecidas mais rapidamente e que satisfazem melhor as necessidades dos clientes.
Em conclusão, os operadores que antecipem a adopção das boas práticas preconizadas pelo NGOSS, e que as complementem com vantagens competitivas, irão tirar dividendos disso num futuro próximo porque, tal como Murdoch previu na década de noventa, no século XXI "serão os mais rápidos a vencer os mais lentos".
*manager e senior consultant da GMS
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