Por Nuno Fernandes (*)

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Se perguntarmos a dez pessoas o que é a Cloud, o mais provável é obtermos dez respostas distintas. E se, por um lado, a Cloud passou a ser uma realidade e o standard de facto para a implementação e gestão de tecnologias, por outro, ainda existe muita confusão sobre o que é realmente a Cloud e o que esta pode fazer pelos negócios. O equívoco mais comum, constatado frequentemente quando falamos com clientes, é que a Cloud se relaciona apenas com as tecnologias de informação (TI) e com o custo total de propriedade (TCO).

A realidade é que a Cloud é muito mais que isso! A Cloud conduz os processos de negócio a novos níveis de eficiência, a uma mais estreita colaboração e a um conhecimento mais aprofundado do negócio. De facto, os gestores das unidades de negócio estão a adoptar a Cloud para acelerarem a transformação do negócio. A IDC prevê, inclusive, que em 2016 os executivos das unidades de negócio estarão envolvidos em 80% dos novos investimentos de TI e que estes executivos serão os decisores responsáveis por mais de metade desses investimentos.

Enquanto a Cloud oferece vantagens significativas ao nível do seu custo, os reais benefícios que a Cloud traz para o negócio assentam na inovação e na agilidade. Com plataformas de desenvolvimento avançadas e de fácil configuração, a Cloud permite às empresas a agilidade que necessitam para adaptarem muito rapidamente os seus processos, para capitalizarem as dinâmicas do respectivo mercado e, consequentemente conquistarem maior competitividade.

Com as necessidades de TI e de negócio a mudarem diariamente, é difícil antecipar o que poderá ser exigido no futuro, por isso as empresas pensam tirar partido da Cloud para conseguirem novos processos, ganharem novos conhecimentos e criarem novo valor.

Em paralelo, com as mudanças nos requisitos de negócio, o mundo está a observar uma explosão na procura e na utilização de dados, bem como a oportunidade de estar em conexão. Nesta economia de redes, as empresas precisam ser capazes de tirar partido dos seus dados numa plataforma de negócio em tempo real, para poderem gerar conhecimento, prever com maior precisão ou antecipar acontecimentos e, ainda, integrar múltiplos sistemas. Tudo isto com o objectivo das empresas conquistarem vantagens competitivas e benefícios para o negócio.

Num ambiente tão complexo, a procura no sentido da simplicidade existirá sempre. E, sem dúvida alguma, o cloud computing terá um papel crucial nesta questão. Neste contexto, as empresas devem deixar de se sentir constrangidas pela “forma como sempre tudo foi feito”. As organizações devem desafiar o tradicional e procurar continuamente novas formas de transformar os seus processos, infra-estruturas, competências e sistemas.

Algumas empresas vêem a Cloud como mais uma opção de implementação. Mas as organizações mais esclarecidas entendem a Cloud como um requisito para o sucesso no mundo de hoje, cada vez mais veloz, onde a agilidade e a inovação determinam os vencedores e os vencidos.

(*) Cloud Sales Head da SAP Portugal