A vida sem a Internet… algo já impensável nos dias de hoje. A Internet alcançou todas as suas metas e ultrapassou em larga escala todas as expectativas e objectivos pretendidos na altura da sua criação.

As páginas básicas de informação saltaram para interacções com os utilizadores, de onde surgiu o e-commerce, páginas didácticas personalizadas, bancos online, entre outros serviços.
Depois disso todos pudemos começar a criar a nossa própria página com as nossas opiniões e vídeos através dos blogs e respectivas variantes.

Chegámos a um ponto onde a Internet está muito desenvolvida e em que se estão a dar saltos enormes nas larguras de banda. Muito brevemente haverá companhias a usar a própria electricidade como via de comunicação dos dados da Web onde se atingirão velocidades de 1Gigahertz.

Com o cair deste grande muro do desenvolvimento na Web que era a rapidez de fluxo na própria, a Internet vai dar um grande salto quantitativo e qualitativo.

Cada página vai ter um cunho mais pessoal, reconhecer melhor os gostos do próprio utilizador, conseguir-se-á utilizar software em qualquer lugar no mundo, como se usa no nosso próprio computador. No futuro o nosso próprio computador deixará de ter software instalado, mas sim usaremos aplicações gráficas, de texto, ou de outro formato, tudo pela Web. O nosso computador será praticamente um terminal que usaremos para aceder à própria Web. Onde está tudo o que possuímos de aplicações.

No caminho da Web 3.0, onde o uso mais aperfeiçoado das próprias tecnologias vai ser apurado, criam-se novas tecnologias, e deitam-se abaixo as barreiras que os recentes browsers têm, inventam-se novas ferramentas e as páginas cada vez serão mais dinâmicas e crescentes na própria Web.

O futuro vai ser algo impensável para quem olha para esta Web. O futuro passará por uma Web a três dimensões em que o sentido do tacto passará a ser também uma realidade.

A tecnologia electrónica dos hologramas será um dos grandes motores desta nova era, onde bastando colocar luvas com sensores iremos poder navegar em sites projectados no ar e onde poderemos tocar em formas 3D. Isto vai dar novas aberturas para novas aplicações na forma de comunicação, lazer e produtividade.

Poderemos idealizar muitas vertentes para um futuro na Internet mas uma coisa se poderá sempre dizer…Vidas passaram ao longo dos tempos, caíram impérios e nasceram reis, glórias e inglórias de guerras de heróis que se eternizaram na história de todos nós. Quem estiver há frente no uso da Internet e conseguir controlar essa grande tecnologia conseguirá sem dúvida ser um dos novos Donos do Mundo.

Paulo Gil - Responsável Web do Grupo HiValue

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.