TeK: Após dois anos de contenção nos investimentos das empresas, o que prevê para 2004 em termos de evolução do mercado e das tendências para Portugal, tendo em conta as tecnologias emergentes como o VoIP, redes sem fios, etc?

Carlos Brasão, presidente da Cisco Systems Portugal
http://imgs.sapo.pt/gfx/226136.gif
Para o próximo ano as nossas expectativas são de crescimento, especialmente nas áreas de Tecnologias Avançadas. Os primeiros sinais são encorajadores, tendo já este ano, por exemplo, registando as primeiras encomendas de comutadores para redes de armazenamento (SAN) e para Call Centers IP Enterprise.


O ano que agora termina foi de consolidação e expansão do negócio da Cisco sobretudo na área das Tecnologias Avançadas: Telefonia IP, Mobilidade (wi-fi), Segurança, Metro Ethernet (incluindo tecnologia óptica), gestão de conteúdos e armazenagem.


Fechámos o ano com bem mais de 50 projectos de telefonia IP em médias e grandes empresas, as quais podem assim, dispensando os PPCAs e a rede telefónica interna clássica, suportar as suas comunicações e aplicações numa única rede com ganhos de eficiência a vários níveis (investimento, gestão, manutenção). Esta é hoje uma tendência de convergência imparável nas redes das empresas, tendo a Cisco vendido no ano transacto mais de um milhão de telefones IP, tantos quantos nos três anos anteriores.


Também em áreas como a tecnologia wi-fi, onde as soluções da Cisco foram adoptadas por todos os operadores de telecomunicações, ou a segurança, registámos progressos assinaláveis.


É de salientar que Portugal é já hoje um dos países onde a Cisco regista um maior mix de Tecnologias Avançadas no seu negócio. Já no final do ano fiscal, realinhámos a organização local de acordo com o novo modelo internacional de Go-to-Market da Cisco.


Contamos com a robustez das equipas locais de venda e pré-venda da Cisco, os quais trabalhando em estreita simbiose com a nossa rede de parceiros certificados e de revendedores, constituem o factor diferenciador para que os nossos clientes confiem cada vez mais os seus tráfegos a aplicações de redes e tecnologias Cisco.

Voltar ao texto principal
Perspectivas 2004 – Mais optimismo para o Ano Novo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.