O Prémio IBM 2005 foi ontem entregue ao professor Paulo Mateus, do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico pela sua tese "Análise de Sistemas de Prova de Conhecimento Nulo", onde aborda a segurança dos sistemas de informação nas tecnologias e serviços habitualmente utilizados pelos cidadãos.


No projecto é demonstrado como se atacam diversos protocolos de segurança e o impacto que estas ameaças têm na protecção de dados confidenciais, tais como o anonimato nas áreas de identificação, o voto eleitoral electrónico e o pagamento por moeda electrónica.


Para o autor a relação entre a sua tese e o desenvolvimento da sociedade de informação estão patentes na sociedade "computacional" em que vivemos, "onde muitas informações do foro privado são processadas publicamente, algo tão corrente como entregar o IRS pela Internet", defende, salientando que, "se confiar nos sistemas é essencial, também estudar as potencialidades do estudo criptográfico se revela pertinente. Aliás, a criptografia facilita os instrumentos necessários para conjugar a privacidade e o acesso e distribuição de informação através de canais públicos, e permite salvaguardar a fiabilidade dos sistemas".


Carlos Salema, Presidente do Júri do Prémio Científico da IBM, refere que com este trabalho poder-se-á estender a "muitos mais serviços do que aqueles que encontramos actualmente".


Pela nona vez o prémio da IBM é atribuído a um colaborador do IST, um facto que leva José Joaquim de Oliveira, presidente da empresa em Portugal, a afirmar que "a percepção de que as universidades são motores essenciais de promoção da cultura científica e tecnológica e base de desenvolvimento das sociedades impele-nos para uma sinergia crescente com o mundo académico, e para a aposta em iniciativas como esta".

Notícias Relacionadas:

2006-07-04 - Trabalho na área da segurança informática vence prémio científico IBM

2004-10-12 - Prémio IBM distingue pela primeira vez trabalho na área da física

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.