Os hábitos de reciclagem não estão ainda embebidos no dia a dia dos portugueses nos vários níveis de lixo que gerem, mas também no chamado lixo electrónico, um dos mais poluentes e que obedece a regras estritas de tratamento e reutilização na União Europeia.
Esta é uma questão que está na ordem do dia e que na semana passada foi objecto de notícia no TeK a propósito do crescimento alarmante do e-lixo nos países em desenvolvimento, que a ONU considerou que se estão a tornar uma bomba relógio ambiental, e também de uma Sugestão TeK sobre o que fazer aos gadgets que já não se usam.
Questionados sobre este assunto, os leitores do TeK mostram que não têm também uma consciência ecológica muito apurada. A maioria dos mais de 700 utilizadores que responderam ao inquérito admitem que os equipamentos electrónicos que já não usam são guardados na gaveta, para mais tarde usar (39%).
[caption][/caption]
Outros 16% afirmam que tentam doar os equipamentos a quem ainda os possa utilizar, uma recomendação que é bem acolhida junto de instituições de solidariedade social.
Ainda assim 30% dos leitores garantem entregar os equipamentos para reciclagem, mas 4% dizem que isso dá muito trabalho e 11% confessam o crime supremo: deitam estes equipamentos no lixo indiferenciado.
Aproveite, como de costume, a caixa de comentários para deixar as suas impressões e experiências, ou para comentar os resultados desta votação.
Já está também online uma nova pergunta, relacionada com o início do sistema de escolha de browsers na Europa, que a Microsoft está a implementar de forma gradual e que dá aos europeus a possibilidade de escolherem entre 12 opções diferentes de browsers, alguns dos quais "ilustres desconhecidos".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
App Flying Calmy quer ajudar os mais receosos a lidarem com voos turbulentos -
Site do dia
Pare dois minutos para respirar com a ajuda deste website -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários