Mais de um milhar de leitores aceitaram o desafio do Tek e deram a sua opinião relativamente à possibilidade de vir a pagar um cêntimo por cada email enviado, para ter a garantia de que as suas mensagens passariam nos sistemas de filtragem. A pergunta foi feita na sequência de uma iniciativa da Yahoo pensada para desincentivar os spammers, responsáveis pelos milhões de mensagens de correio electrónico não solicitado que todos os dias circulam na Internet.

[caption]Resultados votação[/caption]

A grande maioria dos que responderam, 79 por cento, não está disposta a pagar para exibir um selo de autenticidade das suas mensagens. Já 19 por cento dos inquiridos admitem fazê-lo, se de facto tiverem garantias de que o sistema funciona.

Dois por cento dos leitores que responderam revelam maior cansaço relativamente ao spam e mostram-se abertos à taxação dos serviços de email em nome de filtros que de facto funcionem.

O TeK colocou entretanto online uma nova votação sobre a Política de Utilização Aceitável que baliza boa parte das ofertas de Internet por banda larga, sem limites de tráfego. A questão voltou a estar na ordem dia na semana passada, quando o ICAP deu razão a um consumidor que se queixou da forma como estas duas designações coabitam na oferta de um operador.

O operador em questão era a Zon, que embora referisse ofertas de banda larga como livres de limites de tráfego sublinhava a restrição a uma PUA e reservava-se o direito de agir caso o utilizador infringisse a política, cujos limites não são conhecidos.

A Zon vai ter que mudar as condições da oferta no mercado, mas não é a única a usar a PUA e é por isso que chamamos os leitores a opinar sobre o tema.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.