A maior feira de tecnologia de consumo não se resume apenas a novos computadores, televisões de nova geração e outros gadgets que pretendem tornar a nossa vida mais fácil e feliz. Apesar da inteligência artificial e os equipamentos mais inteligentes serem grandes tendências para este ano, há todo um catálogo de engenhocas e equipamentos estranhos, que no mínimo, nos conseguem arrancar um sorriso.
O melhor é que existem geringonças que apenas nos lembramos que realmente precisamos delas depois de as conhecermos. Mas há também polémicas relacionadas com alguns produtos, como por exemplo, nos dois anos anteriores, o famoso “massajador facial” da Lora DiCarlo que foi inicialmente censurado, mas depois foi aceite no evento tecnológico. E a designer está de regresso este ano com novos produtos, ao género de tentáculos? Já lá vamos…
Há muitos robots também. Desde autênticas empregadas de limpeza que parecem ter saído dos Jetsons, a animais fofinhos que procuram substituir animais de estimação. Mas todas as invenções são engenhosas e muitas merecem ser salientadas.
Veja na galeria as invenções mais estranhas da CES 2021:
1 - Yves Saint Laurent Rouge Sur Mesure Powered by Perso
Este gadget pode misturar as sombras do batom para os lábios, sendo capaz de gerar praticamente qualquer cor. Teve de mudar de outfit e precisa de uma cor a condizer? A tecnologia consegue oferecer as respetivas cores. O objetivo é poupar tempo na hora de retocar a maquilhagem, além de dispensar levar os diversos produtos na mala. O website oficial já está a oferecer o acesso ao programa beta para experimentar a tecnologia. O equipamento pode ser transportado facilmente na mala e através da aplicação para smartphone pode fazer as “misturas” que quiser.
2 – Razer Project Hazel
As máscaras para proteção da COVID-19 com filtros ativos não é propriamente uma novidade, e até a LG tem máscaras e purificadores da linha PuriCare. Mas a proposta da Razer, fabricante sobretudo conhecida pelos seus periféricos para computadores, para a máscara do Project Hazel parece ter saído de um filme de ficção científica. E as máscaras tem um design bem agradável.
Para começar, esta máscara tem um revestimento em plástico reciclado, à prova de água e de riscos. O plástico é transparente para permitir a leitura dos lábios e a exibição de expressões faciais durante conversas. Depois tem dois módulos circulares, em torno da boca. Estes são utilizados para efeitos de ventilação, filtrando o ar que entra e o CO2 que sai, mas também conferem à máscara um aspecto futurista, bastante semelhante a uma máscara de gás. A empresa garante que a versão final será capaz de filtrar 95% das partículas.
Por fim, a máscara tem também microfones e amplificadores, para que a voz do utilizador seja projetada através da mesma. A empresa está a trabalhar com engenheiros da THX para melhorar o som. Tal como a maioria dos produtos da marca, a máscara tem ainda LEDs Chroma RGB, em torno dos respiradores, que brilham numa cor à escolha do utilizador. Para além disso, há ainda uma luz interior que se acende quando a máscara deteta que o utilizador está num ambiente escuro, para que a sua boca permaneça visível.
3 - Wellness Toilet da Toto
Diretamente ao assunto: esta sanita tecnológica analisa o cocó com o objetivo de fazer recomendações na dieta dos utilizadores, e dessa forma dar dicas para melhorar a saúde através de uma alimentação mais saudável. A verdade é que muitos especialistas afirmam que os despojos orgânicos na sanita contêm muita informação sobre os hábitos alimentares. E a sanita não obriga a vestir ou usar nada, tampouco precisa mais que o tempo que inevitavelmente vai ter de gastar na ida ao WC.
Para além das fezes e a urina, a sanita tem sensores nas áreas de contacto com a pele dos utilizadores quando estão sentados. Os dados são analisados e reportados ao utilizador através de uma aplicação para smartphones.
4 - Shower Power da Ampere
Esteve em campanha de Kickstarter até ao final de dezembro e obteve o apoio da comunidade em mais de 224 mil dólares para a sua concretização. O Shower Power, que lhe valeu um prémio de reconhecimento de inovação da CES 2021, não serve para aumentar a potência da água do chuveiro, como o nome pode conduzir a erro. Trata-se de uma coluna para poder ouvir música durante a banhoca, evitando levar smartphones ou colunas inteligentes para o WC.
Esta engenhoca adapta-se a qualquer sistema de chuveiro e basicamente é alimentado por energia hídrica, com o correr da água. Esta coluna conecta-se via Bluetooth à fonte dos equipamentos de música, oferecendo uma experiência sonora imersiva de 360 graus. O equipamento foi feito com 100% de materiais reciclados do plástico dos oceanos.
5 – Robots domésticos da Samsung
A Samsung levou para esta CES pelo menos três robots que pretendem facilitar as pessoas nas suas lides domésticas. As máquinas são inteligentes e alimentadas pelo assistente Bixby para executar as suas tarefas. O seu aspirador inteligente, JetBot AI Plus, por exemplo, funciona ainda como câmara de vigilância. É imaginar um segurança privado, que quando faz a sua ronda pela casa, vai aspirando pelo caminho.
Já o Samsung Bot Handy utiliza inteligência artificial avançada para reconhecer e pegar em objetos de diversas formas para arrumar pela casa. Ótimo quando se tem crianças que desarrumam tudo, até porque o robot consegue distinguir a composição dos objetos, sejam brinquedos ou outros. O Samsung Bot Care é uma espécie de assistente controlado por IA, capaz de aprender e responder aos comportamentos dos utilizadores. Pode ser usado como assistente ou simplesmente como companheiro, capaz de aprender os hábitos e estabelecer agendas e alertas de atividades.
6 – Adibot da Ubtech
Este robot não brinca em serviço e serve para deixar qualquer sala ou instalação livre do vírus de COVID-19. Este robot desinfeta as salas através de luz ultravioleta. A Ubtech afirma que este pode ser utilizado nas salas de aula das escolas, em hospitais, consultórios de dentista, quartos de hotel, escritórios, departamentos governamentais, ginásios ou mesmo em carruagens de comboio e metro.
O robot tem controlos inteligentes, com uma interface diretamente de uma app para smartphone. Tem sensores de perigo que deteta a proximidade de pessoas.
7 – Táxi voador Cadillac eVTOL
A General Motors quer reimaginar o futuro do transporte pessoal” com o Cadillac eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing). “É um conceito desenhado para um momento em que não perder tempo é essencial e em que a conveniência é tudo”, explicou o responsável da marca durante a CES 2021. Imagine: está no seu escritório e precisa de ir para uma reunião do outro lado da cidade. O eVTOL “vai ter consigo” ao terraço no topo do edifício e leva-o até ao heliporto mais próximo.
Para “deslizar” pelos céus, o veículo aéreo com uma estrutura ultraleve recorre a quatro rotores alimentados por um motor elétrico GM Ultium de 90 kWh, sendo capaz de atingir velocidades de aproximadamente 90 km/h. Uma vez que o veículo é autónomo, o passageiro poderá aproveitar a vista panorâmica sem ter de estar ao “volante”.
8 - myQ Pet Portal
Esta “engenhoca” adapta-se à porta da rua em casas ou vivendas, e serve para que não tenha de se aborrecer a abrir e fechar a porta sempre que o cão precisa ir fazer as necessidades ao jardim. O sistema myQ Pet Portal é composto por uma pequena portinhola adaptada à porta principal, mas o que faz a diferença é o sensor de Bluetooth agarrado à coleira do animal.
Este comunica com a pequena porta, e sempre que o cão demonstra vontade de sair de casa, ora pode programar para que se abra automaticamente na presença do animal, ou que lhe envie uma mensagem para a aplicação do smartphone a avisá-lo das intenções do bicho.
9 - Samsung Solar Cell Remote Control
A Samsung, tal como outras fabricantes, apresentou um novo alinhamento de televisões, repletas de tecnologias, suportadas por MiniLEDS e apontadas para o gaming. Mas a fabricante destaca o seu comando à distância como um exemplo de sustentabilidade e amiga do ambiente ao descartar as pulhas.
Este é totalmente alimentado por energia solar, mas se necessitar de energia de noite, as próprias luzes interiores da sala podem carregar a sua bateria. Também pode usar uma porta USB-C para o efeito, em casos de emergência.
10 - Infinity Game Table
A Arcade1UP também conseguiu concretizar este projeto através do apoio do Kickstarter, angariando mais de um milhão de dólares para a criação da sua Infinity Game Table. E do que se trata? Jogar todos os seus jogos favoritos clássicos num formato digital: Monopólio, Scrabble, Batalha Naval ou Ticket to Ride são alguns dos jogos suportados pela mesa digital, graças a uma parceria com a Hasbro.
A mesa suporta até seis jogadores, ou mesmo jogos a solo, suportando Wi-fi para jogar em rede, além de ter acesso a um Marketplace com mais de 50 jogos disponíveis para fazer download. Além dos jogos, a mesa pode ser usada para os mais novos brincarem com livros de pintura onde podem dar azo à imaginação.
O ecrã da mesa é de alta resolução, suportando animações e gráficos 3D, e disponibiliza um zoom dinâmico de interação. Além disso oferece feedback háptico para maior imersão dos jogadores. Pode ser usado em cima de uma mesa ou pode encaixar as suas pernas e torna-la independente.
11 – Moflin
As coisas tornam-se realmente estranhas quando existem robots tão fofinhos que as queremos adotar, invés de um animal de estimação real. E o Moflin é um desses exemplos de um robot, uma espécie de Tamagotchi em forma de peluche fofo robótico, alimentado por um sistema de inteligência artificial com capacidades emocionais. Pelo menos foi assim que foi descrito na sua página de crowdfunding do Kickstarter, tendo amealhado cerca de 600 mil dólares para a sua produção, pelos quase 1.400 backers.
Moflin tem pelo macio e faz sons fofinhos, assim como pequenos movimentos capazes de deixar qualquer criança suspirar. A empresa baseou-se na Natureza como inspiração e desenvolveu um algoritmo único que permite à criatura aprender e crescer, usando as interações para determinar padrões e avaliar o ambiente à sua volta com os seus sensores. E ao que parece, o bicho parece ter um número elevado de padrões de movimento e som que podem ser combinados para responder e expressar os seus sentimentos.
12 – Brinquedo sexual Lora Dicarlo
Nos anos anteriores, Lora DiCarlo viu o seu inovador brinquedo sexual Osé ter ganho um prémio de inovação da CES, depois de ter sido banido do evento. Este ano, a especialista está de regresso com uma nova linha de “sex toys” que incluem o Baci, Tilt, Drift e Sway.
Para além do formato estranho, alguns até parecem tentáculos, têm como particularidade poderem ser aquecidos, procurando simular a temperatura do corpo humano. Prometem ainda ser estimulantes no que diz respeito a massagens do corpo, aliviando tensões musculares e circulação sanguínea. Mas claro, os utilizadores podem libertar a imaginação para muitas outras utilizações dos equipamentos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários