A Agência Espacial Europeia (ESA) assinou dois contratos no valor de 1,47 mil milhões de euros para a construção de 12 satélites de navegação Galileo de segunda geração, foi hoje anunciado. Os novos satélites europeus, que serão construídos pelas empresas aeroespaciais Thales Alenia Space e Airbus Defense & Space, irão juntar-se a outros 26 que já estão em órbita.
Segundo a ESA, que anunciou em comunicado a assinatura dos contratos com estas empresas, o sistema de navegação por satélite europeu Galileo é o mais preciso do mundo.
Os satélites de segunda geração incorporam várias atualizações de tecnologia que irão permitir, por exemplo, aumentar a rapidez no acesso ao sinal de navegação a partir de um telemóvel e que as autoridades possam avisar os utilizadores sobre perigos iminentes, como tsunamis ou terramotos.
O sistema Galileo será operado pela Agência da União Europeia para o Programa Espacial, cujo lançamento foi oficializado pela Comissão Europeia na segunda-feira.
A ESA é responsável pela conceção, desenvolvimento, aquisição, qualificação dos satélites Galileo e da infraestrutura terrestre associada em nome da União Europeia, proprietária do sistema de navegação.
Em destaque
-
Multimédia
IRON é (mesmo) um robot humanoide ou um humano disfarçado? Xpeng tira a limpo as dúvidas -
Site do dia
Faça a edição de ficheiros PDF gratuitamente online no website Sedja -
App do dia
North War: Island Defense 3D desafia à construção de um exército e recuperar o reino perdido -
How to TEK
Organize as suas reuniões e videochamadas através do agendamento no WhatsApp
Comentários