Tal como prometido, a Apple começou a anunciar os seus novos computadores, começando pelo pequeno e compacto Mac mini. A fabricante diz que este é o seu primeiro computador neutro de carbono, numa aposta contínua em reduzir a pegada carbónica no meio ambiente. Os seus materiais de construção, produção e transporte correspondem a cerca de 80% de reduções nas emissões carbónicas.
A sua principal característica é a atualização do processador, introduzindo variantes com o M4 e com o M4 Pro. A Apple refere que esta nova versão do pequeno computador tem uma performance de processador 1,8 vezes mais rápido que o modelo com o M1 e 2,2 mais capacidade a nível de GPU. A pequena caixa, que não é maior que um módulo Apple TV com 5x5 polegadas, oferecendo mais conetividade.
Obviamente que o pequeno computador foi anunciado na mesma janela das atualizações de sistema operativo, não apenas o iOS 18.1 e iPad 18.1, como também o macOS Sequoia 15.1, significando que este novo modelo está pronto para o sistema Apple Intelligence.
Veja na galeria imagens do Mac mini 2024:
A Apple aponta a eficiência energética do pequeno computador, graças ao novo chip Apple Silicon, mas também a arquitetura termal interna, prometendo uma distribuição de ar por todo o sistema, expelido depois pela sua base.
O Mac mini é direcionado tanto a estudantes como profissionais que prezam o espaço na secretária, mas que necessitam de capacidade de processamento para os seus projetos. O processador M4 tem 10 núcleos de CPU e 10 de GPU, com o modelo a ver ainda um upgrade de RAM unificada para 16 GB. Mas se optar pela versão com o M4 Pro, este processador tem 14 núcleos, 10 de performance e 4 de eficiência e a Apple promete ter o dobro da performance de GPU quando comparado com o M4 standard.
A versão M4 tem duas portas USB-C 3 na frente e três portas Thunderbolt 4 na traseira. No caso da versão M4 Pro, na traseira as três portas são Thunderbolt 5 para acelerar a transferência de dados. Suporta entrada Ethernet Gigabit e uma porta HDMI para ligar a um monitor. No caso do Mac mini M4 pode ligar a dois monitores a uma resolução de 6K e um a 5K. Mas a versão com o M4 Pro suporta até três monitores de 6K a 60 Hz.
A linha de computadores Mac mini chega às lojas a partir do dia 8 de novembro, mas já o pode reservar no website oficial. O preço começa nos 729 euros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários