Uma equipa de astrónomos identificou três galáxias gigantes, batizadas de Monstros Vermelhos, devido à poeira que as torna intensamente vermelhas nas imagens do telescópio espacial James Webb, e que mostram uma formação rápida e eficiente de estrelas nos primeiros mil milhões de anos após o Big Bang.
Esta descoberta, publicada na Nature, desafia a ideia de que galáxias tão grandes levariam milhares de milhões de anos para evoluir, colocando em causa teorias sobre o papel dos halos de matéria negra.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe:
As evidências resultam de observações do telescópio espacial James Webb por uma equipa de cientistas da NASA e dos seus homólogos europeus e canadianos. Até agora, os astrónomos especulavam que, no início dos tempos, todas as galáxias se formaram em torno de grandes halos de matéria negra, uma substância misteriosa, mas abundante, que não interage com a luz. Estes halos teriam capturado gás em estruturas ligadas gravitacionalmente, sendo que 20% desse gás se teria transformado gradualmente em estrelas. Agora a equipa de investigadores descobriu três galáxias ultramassivas nascidas no início do tempo e que parecem pôr em causa a teoria vigente.
Os Monstros Vermelhos têm uma dimensão semelhante à da Via Láctea, e não correspondem à maioria dos modelos científicos para a evolução das galáxias, que sugerem processos lentos e ineficientes, disse Stijn Wuyts, um astrónomo da Universidade de Bath, no Reino Unido. “No entanto, de alguma forma, estes Monstros Vermelhos parecem ter evitado rapidamente a maioria destes obstáculos”, explicou em comunicado.
O trio de galáxias foi criado nos primeiros mil milhões de anos após o Big Bang, quando o Universo, que se estima tenha 13,8 mil milhões de anos, ainda era uma criança. Até agora, os teóricos acreditavam que uma galáxia tão grande e avançada como a Via Láctea necessitaria de muitos milhares de milhões de anos de evolução.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários