A Meta anunciou novas mudanças no algoritmo do Facebook, de forma a tornar a experiência mais moldada às preferências dos utilizadores. A atualização permite ver vídeos no Reels mais ao encontro daquilo que gosta de ver. Há novas opções de controlo sobre o que vê, mas também sugestões na pesquisa ajudadas pela inteligência artificial. 

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

O motor de recomendações aprende com os interesses dos utilizadores de forma mais rápida, mostrando dessa forma reels mais recentes e relevantes para cada um. Outra novidade são as bolhas dos amigos, que mostram quais os reels e posts no Feed gostaram, facilitando o início de uma conversa sobre interesses comuns, destaca no comunicado. A novidade das bolhas é uma funcionalidade que alimenta um dos principais pilares do Facebook, a capacidade de se conectar a outros utilizadores, amigos e familiares, partilhando os conteúdos facilmente

Veja na galeria imagens com as novidades:

A Meta refere que tem investido no sistema de recomendações do Facebook e na experiência do produto, através da criação de um motor inteligente de recomendações. A empresa espera assim que sejam mostrados aos utilizadores mais daquilo que querem ver, sejam pequenos clips ou vídeos mais longos, vlogs de criadores ou outros conteúdos. A Meta diz que o tempo gasto a assistir vídeos no Facebook aumentou mais de 20% nos Estados Unidos, face ao ano anterior. 

O novo algoritmo também promete ajudar os criadores de conteúdos, passando mais 50% dos vídeos publicados nesse mesmo dia, por isso, as novidades são entregues mais rapidamente ao público. 

Por outro lado, será mais fácil ao utilizador assinalar aquilo que não gosta de ver, bastando clicar em “Não interessado” num Reel ou assinalar um comentário que não se encaixe no espírito da conversa. O motor das recomendações vai responder a esses sinais, tornando os reels cada vez mais personalizados. Para os Reels que goste mais, pode gravá-los, juntando-os aos posts nos Favoritos.

Sobre as bolhas dos amigos, disponíveis tanto no Reels como no Feed, quando se clica neles abre-se uma janela de chat privada com os mesmos. Esta é uma forma de “cuscar” aquilo que os amigos gostam e partilhar impressões sobre o assunto. A Meta diz que estas novas atualizações são apenas o início das ferramentas de personalização, prometendo mais para breve, para ajudar a talhar a experiência de cada um, de se conectar com amigos e tornar o consumo de vídeos na plataforma mais divertida e interessante para o utilizador. 

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.