Se o panorama foi um pouco mais optimista no caso do metaverso, com várias empresas a apostarem na tendência, o mesmo não poderá ser dito dizer do mundo da criptoeconomia. Com ano a terminar resta a pergunta: veremos uma “cripto-primavera” em 2023, ou vamos precisar de mais agasalhos?
Os smartphones e os computadores estiveram durante muito tempo "presos" a modelos mais ou menos definidos e os ecrãs flexíveis estão a mudar este paradigma. Mas ainda estão longe da massificação, especialmente pelos preços.
A incerteza económica, a inflação e a subida de preços afetaram o mercado de smartphones e PCs, que em 2022 registaram quebras de vendas significativas que não devem recuperar até ao final do ano. Em 2023 poderá registar-se uma recuperação.
Um ano depois das intenções de compra da Activision pela Microsoft, os reguladores continuam a colocar entraves no negócio, que ainda está longe de acontecer. Há novas consolas de streaming no mercado e o regresso das grandes competições de eSports.
A aprovação da Lei dos Mercados Digitais e da Lei dos Serviços Digitais na Europa traz mais instrumentos para controlar o poder crescente das grandes tecnológicas na Europa, onde as sanções por violação da concorrência e da proteção de dados se avolumam. Mas noutras geografias há também mais vigilân
O TikTok está a açambarcar o tempo passado online, e outras redes sociais procuram respostas para se adaptarem ao modelo de vídeos curtos e ao algoritmo viciante, mas a ByteDance está na mira das autoridades norte americanas. Pelo meio o Facebook perde-se pelo metaverso e Elon Musk parece estar deci
O teletrabalho instalou-se como uma tendência em 2022, mas também surgiram sinais de que o emprego nas tecnológicas já não é um oásis, com milhares de despedimentos. Em Portugal é o "ataque" dos países mais ricos que está a roubar o talento, com oferta de melhores salários e propostas de nomadismo d
Décadas depois do momento em que a humanidade viu a primeira fotografia da Terra captada a partir do espaço, estamos cada vez mais perto de concretizar sonhos antigos de colonizar a Lua e até Marte, mas sobretudo de descobrir os segredos do universo.
A MEO, NOS e Vodafone ainda não começaram a cobrar pelo 5G, que está há um ano em "experimentação grátis" para os clientes. Das seis operadoras licenciadas há 3 que ainda não avançaram no terreno, mas 2023 promete ser um ano de reforço também da rede de fibra e cabos submarinos.
A guerra que se trava no espaço digital ultrapassa os limites geográficos dos países e em 2022 o conflito entre a Rússia e a Ucrânia teve impactos muito mais alargados. Na frente da cibersegurança os profissionais não tiveram mãos a medir nas empresas e nas organizações públicas.