A utilização de ecrãs flexíveis já era uma tendência que em 2022 parece estar a amadurecer e a ganhar mais espaço na oferta de smartphones, estendendo-se também aos computadores. Tudo indica que no futuro os ecrãs vão poder ser esticados, contorcidos ou dobráveis, e que isso abre campo à inovação em formatos mais flexíveis
A Samsung continua a liderar este segmento com as novas gerações do Galaxy Z Fold4 e Z Flip4, seguida da Huawei que este ano apresentou o Mate Xs 2 e o P50 Pocket , mas surgem ofertas de outras empresas, como a Motorola, Xiaomi, Vivo e Oppo, enquanto ainda se especula sobre qual vai a opção da Google e da Apple nesta área.
Clique nas imagens para mais detalhes
Mais do que a adaptação aos formatos, ou as dúvidas em relação à resistência dos materiais e o incómodo com os vincos que ainda se notam nos ecrãs, são os preços dos equipamentos uma das principais razões para a fraca adesão ao conceito de dobrar o ecrã. Acima dos valores dos topo de gama "retangulares" os dobráveis estão ainda num nicho de preços a que poucos conseguem chegar.
As previsões da Counterpoint indicam porém que isso pode mudar em 2023. As vendas de smartphones dobráveis devem crescer 52% em 2023 e os preços tendem a baixar. Com várias marcas a mostrarem planos para reforçar, ou passar a ter oferta de smartphones dobráveis vai haver mais concorrência e isso obriga os fabricantes a baixarem preços em 2023, que deve terminar com 22,7 milhões de equipamentos de ecrã dobrável vendidos.
Será que a flexibilidade voltará a trazer para o mercado conceitos arrojados como os que vimos na primeira década de 2000?
A possibilidade de enrrolar e esticar os ecrãs pode mudar também o mercado das TVs, embora a LG não tenha dado grande sequência ao televisor OLED R que chegou às lojas em 2021 a preços extravagantes.
Veja o vídeo
Mais rapidamente o conceito marca pontos nos computadores portáteis, e embora se estranhe inicialmente o modo de utilização, rapidamente se transforma a forma de utilização para adaptar o trabalho à facilidade de estender o ecrã. Um pouco como aconteceu com os ecrãs táteis.
A Asus já colocou no mercado o Asus Zenbook 17 Fold OLED, que foi apresentado em Lisboa, numa estreia europeia. A Lenovo está na corrida com o ThinkPad X1 Fold, uma evolução do protótipo que conhecemos em 2019 no Lenovo Accelerate, e a HP estará também a preparar um portátil com ecrã OLED de 17 polegadas.
Para já, em Portugal só é possível comprar o Asus Zenbook 17 Fold OLED que o SAPO TEK já experimentou
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários