Depois de anos de crescimento impulsionado pela pandemia, 2022 não foi um ano positivo para as vendas de PCs e smartphones. No terceiro trimestre as vendas caíram globalmente 15% e em Portugal o mercado de computadores recuou mais de 42% , com quebras expressivas da Lenovo e HP.

Também nos smartphones os últimos números indicam a continuação de quebra de vendas. O novo relatório da IDC mostra que houve uma quebra de 9,7% de smartphones distribuídos durante o terceiro trimestre de 2022, face ao mesmo período homólogo do ano passado.  A Apple foi a única fabricante com crescimento positivo no período.

Em Portugal os números são mais expressivos e a distribuição de smartphones afundou 25,9% no terceiro trimestre, sendo que também só a Apple conseguiu crescer.

A incerteza económica derivada da inflação, subida de preços e guerra na Ucrânia são os fatores que explicam esta tendência de quebra e a IDC diz que os fabricantes chineses são aqueles que estão a sofrer mais com esta queda, mas a crise tem impactado todas as empresas, incluindo a Samsung e a Apple.

Ainda assim, os analistas consideram que em 2023 o mercado vai recuperar, embora esperem quebras até ao final do ano de 2022.

O impacto das sanções dos Estados Unidos à Huawei fez com que a empresa praticamente desaparecesse dos mercados ocidentais e apesar de fabricantes como a Xiaomi, a vivo e a Oppo estarem a aproveitar esta oportunidade,  não põem em causa o “duopólio” entre a Samsung e a Apple, num mercado altamente concorrencial onde a diferenciação é difícil.

IDC smartphone 3º trimestre 2022 global

Tudo indica que a  inovação nos formatos e a evolução da tecnologia não estão a ser suficientes para acelerar o ritmo de substituição de equipamentos que é agora mais lento para a maioria dos consumidores, embora o valor médio gasto por smartphone ou computador esteja a subir.

Estes são os modelos de ecrã dobrável que estão no mercado e os esperados para 2023

A expectativa é que os modelos de ecrã dobráveis possam vir a crescer em termos de oferta, o que irá ajudar a reduzir os preços e ajudar na massificação à medida que mais fabricantes entram neste mercado, como indica o relatório da Counterpoint.

Também o 5G é um impulsionador do mercado de smartphones com as vendas de equipamentos com suporte à 5ª geração móvel a crescerem em todo o mundo, representando já 46% de todos os smartphones vendidos no 3º trimestre de 2022. O preço mais elevado contribuiu para a subida do valor médio dos smartphones, mas também para o crescimento das receitas.

De notar ainda que a Apple chegou a ultrapassar a Samsung no 2º trimestre do ano, em termos globais, e que o iPhone 11 é o smartphone mais usado em todo o mundo. Numa lista dos equipamentos mais utilizados globalmente, a Apple toma conta das 17 primeiras entradas e só depois há espaço para a Samsung.

Veja nas imagens a evolução do iPhone desde o lançamento do modelo original em 2007