A Internet está a ficar mais segura? Como proteger-se de riscos e burlas?
Olá Mãe, Olá Pai, Burlas românticas, phishing e partilha de imagens de abuso sexual de crianças são alguns dos riscos online. O que está a ser feito para proteger a sociedade de esquemas que se multiplicam e todos os dias têm versões novas?
O abuso sexual de crianças online é uma das situações que mais preocupa a Linha Internet Segura e o número de casos tem vindo a crescer. Ricardo Estrela, coordenador desta linha de apoio gerida pela APAV, conta como é feita o combate nestes casos e como a verificação das imagens e vídeos afeta a saú
Se perdeu o smartphone, não entre em desespero: a Google tem uma forma de entrar em contacto com a pessoa que o poderá ter encontrado. E em caso extremo, pode apagar os seus dados remotamente.
Ao SAPO TEK, Cristina Ponte, coordenadora da CriA.On, explica que o objetivo passa por “tornar acessíveis resultados de estudos recentes sobre a relação de crianças e adolescentes com os meios digitais". Para lá das famílias, a plataforma foi também concebida para educadores, professores e outros p
A burla do "falso familiar", com contactos realizados no Whatsapp e noutros serviços de mensagens a pedir transferências de dinheiro, estão entre os principais casos de cibercrime destacados pela PSP no último ano. Mais de metade das queixas na Polícia de Segurança Pública já dizem respeito a crime
O potencial do ChatGPT para a criação de emails de phishing, assim como de novos tipos de malware e de ameaças e ataques mais sofisticados é cada vez mais uma preocupação para os especialistas da área de cibersegurança.
O secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, defende que é cada vez mais importante adotar comportamentos seguros na Internet e que as empresas têm de cumprir o quadro regulamentar em vigor. As primeiras coimas podem avançar já este mês e chegar aos 50
As crianças e jovens passam cada vez mais tempo online, seja a jogar videojogos, a navegar em comunidades ou a assistir a conteúdos em streaming. Conheça algumas dicas para aumentar a segurança de jovens e adultos sobre os perigos da internet.
Evitar cair na "armadilha" dos burlões nem sempre é fácil, mas, para o ajudar a navegar com mais segurança reunimos um conjunto de esquemas fraudulentos a que se deve manter atento.
A maioria dos jovens inquiridos num estudo sobre os comportamentos de risco na internet retira tempo a estar com a família, a socializar, ao sono, a namorar ou a fazer exercício para ter mais tempo para o mundo online.
Ter perfis em redes sociais, fazer compras online, gerir melhor passwords ou simplesmente sobre as noções gerais – mas essenciais – a ter em atenção para navegar de forma mais segura na internet. Reunimos cinco cursos gratuitos que abordam cada um dos temas.
Os esquemas e burlas multiplicam-se e todos os dias surgem versões novas que põe em risco a segurança de quem tem uma vida cada vez mais digital. Desconfiar, verificar, mudar passwords e ter autenticação de dois fatores são alguns dos princípios para se manter seguro online, mas podem não ser sufici
As tecnologias virtuais, se por um lado, nos permitem criar novos espaços de conhecimento e novas formas de pensar e construir o conhecimento, por outro lado, a virtualização da sociedade tida como metaverso, precisa ser regulada, avisa Cristina Caldeira.
Este ano o Dia da Internet Mais Segura é assinalado em Ponta Delgada, nos Açores, onde há debates num seminário com especialistas de várias áreas mas também espaço para teatro. E pode ser tudo acompanhado online.
Jogar online é divertido quando jogamos com amigos e familiares, mas existem alguns perigos que deve ter em conta. Conheça algumas dicas de como proteger sobretudo os mais novos.