O quarto trimestre do ano continuou o mote do resto do ano, ao oferecer mais novidades tecnológicas mas também tendências que ficam para os próximos anos, onde se destaca claramente o fim da telenovela dos leilões do 5G. Foram mais de 9 meses de licitações, com polémicas e trocas de galhardetes entre o regulador e operadoras, mas fechado o ano, já se podem encontrar finalmente os primeiros serviços de 5G.

Depois de no ano passado ter sido realizado em formato digital, o Web Summit regressou a Lisboa em versão presencial, movimentando milhares de startups, oradores e visitantes. Tudo parecia normal, não fossem as fortes medidas de segurança devido à pandemia.

Veja ainda outras novidades e notícias dignas de nota que reunimos neste artigo.

Outubro – O fim do leilão 5G em Portugal e o Metaverse do Facebook

Um dos acontecimentos naturais mais impressionantes deste quarto final de ano foi a erupção do vulcão da ilha La Palma, nas Canárias. Durante meses tem expelido lava, modificando a geografia da ilha e os satélites têm acompanhado a sua evolução. Ao longo do mês, o vulcão demonstrou estar mais violento.

Veja as imagens do vulcão:

O grande destaque do mês (e já no seu final) foi o fim do leilão do 5G em Portugal. Foi uma maratona de 200 dias, com muitas polémicas entre o regulador Anacom e as operadoras de telecomunicações, com diversas “trocas de galhardetes”. O encaixe potencial para o Estado foi de 566,8 milhões de euros.

Na tecnologia, chegou o novo sistema operativo da Microsoft, o Windows 11, salientando as novidades e funcionalidades, assim como o “casamento” com o Android. Mas nem todos os computadores, sobretudo os mais antigos, conseguem instalar o sistema operativo. Mas muitas fabricantes lançaram novos modelos de portáteis preparados para correr o Windows 11. A Alienware comemorou os 25 anos de existência com uma nova linha de computadores inspirada no desktop Aurora. E a Google revelou as novidades do Android 12.

Neste mês foram lançados diversos modelos de smartphones: A Samsung colocou nas lojas o Galaxy M22 e variação com 5G, equipamentos mais virados para os jovens. Também direcionado a este público, a Huawei lançou o Nova 9, com foco na gravação de vídeo para publicar nas redes sociais. A fabricante chinesa revelou também novos modelos de smartwatchs, assim como produtos direcionados às senhoras. O Honor 50 chegou ao ocidente, sendo o primeiro smartphone da marca depois da separação com a Huawei. A Lenovo também refrescou a sua gama de computadores e tablets. Por fim, a Google lançou os novos modelos Pixel 6, mas Portugal ainda não está na rota de lançamentos da gigante tecnológica.

Veja imagens do Pixel 6:

O Facebook viu-se novamente no meio de grandes polémicas, depois de Frances Haugen, que trabalhou na empresa de Mark Zuckerberg como gestora de produto na equipa de desinformação cívica no Facebook, até maio de 2021, ter vindo a público denunciar as práticas da empresa. Segundo o seu testemunho, o Facebook (agora Meta) preferiu dar prioridade aos seus lucros, do que a tomar medidas para diminuir a desinformação e o discurso de ódio na rede social. A polémica levou a uma queda no valor das ações da empresa, além de um apagão histórico, impedindo que muitos negócios e utilizadores pudessem usar a rede social.

A empresa de Mark Zuckerberg revelou que o futuro da empresa passava pela criação de um mundo virtual, o metaverso, com experiências de realidade virtual e reais. Nesse sentido, a casa-mãe, até aqui chamada Facebook, mudou de nome para Meta. Ainda nos estamos a habituar a esta nova “realidade” e obviamente, a internet desejou as boas-vindas ao Meta com uma nova coleção de memes.

a Twitch foi vítima de hacking e 125 GB de dados da plataforma foram expostos online, incluindo os valores que os streamers ganham. Foi um erro na configuração dos servidores, disse a plataforma de streaming.

Veja imagens dos memes do Meta:

A Blue Origin de Jeff Bezos começou o mês a anunciar uma segunda viagem de turistas ao espaço, desta vez, o ator William Shatner, que deu vida ao Capitão Kirk de Star Trek, seria o convidado ilustre. A viagem correu como previsto e o ator tornou-se a pessoa mais velha a ir ao espaço.  Ainda nas notícias espaciais, a Boeing e a NASA decidiram adiar os testes à cápsula Starliner para a primeira metade de 2022. A empresa manifestou grandes dificuldades em gerir os problemas e desafios apresentados em 2021. A Coreia do Sul lançou com sucesso o seu primeiro foguetão espacial, mas falhou na colocação do satélite. E a Artemis I, a missão lunar da NASA vai ser lançada em fevereiro de 2022.

No gaming, a Electronic Arts lançou FIFA 22 e as imagens dos estádios portugueses Dragão e Luz demonstram grande atenção ao detalhe gráfico do jogo na nova geração de consolas. No entanto, este poderá ser o último jogo com a chancela FIFA, uma vez que as entidades não chegaram a acordo pela renovação da licença. Já o seu rival PES, ou melhor, eFootball 2022 foi lançado gratuitamente, mas a sua qualidade deixou muito a desejar, levando a uma onda de memes pela internet.

Veja as imagens dos estádios portugueses em FIFA 22:

A Sony revelou uma nova tecnologia de testes de jogos, ainda em beta, para que os jogadores possam fazer decisões mais ponderadas antes de adquirir as novidades. E a Nintendo colocava nas lojas a sua nova consola Switch OLED, mas demonstrou iguais dificuldades em ter stock para toda a procura. E por falar na crise dos componentes, a TSMC e a Sony ponderam juntar-se em nova fábrica para contornar a falta de chips.

Novembro – o regresso físico do Web Summit

Depois do Web Summit ter sido empurrado para o digital em 2020, devido à pandemia, o maior certame tecnológico regressou aos espaços físicos da FIL e Altice Arena. Tal como nos anos anteriores, o SAPO TEK montou a redação no local e acompanhou os principais temas debatidos no evento, encontrou startups e assistiu às várias talks realizadas e até falou com o lendário Jean-Michel Jarre que também vai ter o seu próprio Metaverse. Já a Smartex.ai foi a vencedora do pitch final, entre os 75 finalistas escolhidos entre as 1.200 startups presentes no Web Summit.

Veja as imagens mais marcantes do Web Summit 2021:

A DJI colocou no mercado o seu novo drone, o Mavic 3, com uma variante profissional para cinema, prometendo mais autonomia e qualidade na captação de imagens 4K. E por falar em drones, também a Apple poderá entrar no negócio, pelo menos a avaliar pelas patentes submetidas. E a Xiaomi poderá ver o seu próximo modelo a estrear o novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 898. Também chegou às lojas o POCO M4 Pro 5G, um smartphone de gama média para utilizadores que gostem de entretenimento. A Canon lançou a sua nova PowerShot PX, uma câmara que pretende incluir toda a gente na fotografia.

O mundo pode estar em crise de componentes, mas a Intel comemorou os 50 anos do primeiro microprocessador comercial. E a Microsoft também festejou os 20 anos da sua consola Xbox, mas também da série Halo. E a Instax mini Evo também é uma homenagem aos modelos clássicos analógicos, com “alavanca”. E a Rolls-Royce bateu recordes com o seu protótipo de avião elétrico, percorrendo três quilómetros a 555 km/h.

Depois do Facebook ter apresentado o seu Metaverso, que foi tema acesso na Web Summit, outros players pretendem explorar o conceito, como o caso da Niantic, a developer de Pokémon Go. E até já se começa a falar em experiências com tato em realidade virtual. A Meta apresentou mesmo a sua luva para sentir objetos virtuais no seu metaverse. O Twitter viu o seu líder e fundador Jack Dorsey a abandonar o cargo de CEO, embora se mantenha mais um tempo na administração executiva.

Por outro lado, as criptomoedas continuam a ganhar força e os pagamentos com este tipo de moeda podem ser feitas nos bootcamps de programação da Academia de Código. E El Salvador quer criar a primeira “Cidade Bitcoin” do mundo, abraçando por completo a criptomoeda. Até a Niantic já tem uma nova aplicação para ajudar utilizadores a minerar Bitcoin.

Já nas multas, a Itália aplicou multas de 203 milhões de euros à Amazon e Apple, por posição dominante da empresa da maçã na gigante de retalho. E por cá, também se viveu, mais uma vez, a febre dos descontos da Black Friday, sejam produtos novos ou em segunda-mão.

No gaming, Football Manager 2022 convidou os treinadores de bancada a levarem os seus clubes à glória mundial. A Sony assume o PC como plataforma oficial, criando a marca PlayStation PC, com vista em continuar a adaptar os seus grandes êxitos das consolas. E a Nintendo lançou uma edição especial do Game & Watch dedicada a The Legend of Zelda para comemorar os 35 anos da série. Por cá, o festival IndieX salienta o que melhor se faz na indústria indie de videojogos. E os fãs de Pokémon também tiveram direito ao remake Brilliant Diamond & Shining Pearl, um dos clássicos da série. Se procura consolas para esta época natalícia, será preciso alguma sorte para encontrar uma PS5, Xbox Series X ou Switch OLED, devido à crise de semicondutores.

Veja imagens do novo jogo de Pokémon:

Nos temas espaciais, a SpaceX transportou uma nova comitiva de astronautas para a ISS, na sua missão Crew-3, prevendo-se uma permanência de seis meses. Já o rover Perseverance da NASA continua a fazer descobertas em solo marciano. E Elon Musk prometeu um teste de voo orbital da Starship para 2022. Este ano aconteceu também o mais longo eclipse lunar parcial dos últimos 580 anos. Apesar de ter sido difícil de observar o fenómeno em Portugal, foi possível ver as fotografias captadas um pouco pelo mundo. Também se ultimou os preparativos para a “missão suicida” para defender a Terra de choque contra asteroides perigosos e até é possível ver imagens do lançamento.

Dezembro – 5G começa a ser comercializado em Portugal

Depois do final do leilão do 5G e dos prazos de pagamento dos valores acordados pelas frequências, as operadoras de telecomunicações começaram a receber as respetivas autorizações para explorar a comercialização da tecnologia. Os primeiros serviços começaram a ser anunciados e ofertas de períodos de experimentação aos seus clientes até ao fim de janeiro de 2022. Mas findo esse período começam a ser cobradas taxas de 5 euros de acesso às ligações mais rápidas. Também o Brasil começou a distribuir as suas licenças 5G.

O mês de dezembro é o mesmo de balanços do ano, não só aqui no SAPO TEK, como em diversas áreas tecnológicas. A Apple revelou quais foram os melhores jogos da sua App Store de 2021, assim como a Google na sua loja Play Store. São uma oportunidade para aceder aos que ainda não conhece. Também pode ficar a saber quais são os assuntos mais falados no Facebook e Instagram.

No espaço, cultivam-se malaguetas e reparam-se antenas. Os astronautas não têm descanso das suas tarefas na Base Espacial Internacional. A ESA lançou com sucesso os novos satélites Galileo e é possível ver imagens do processo. E mesmo a fechar o ano, os astrónomos continuam a descobrir planetas, neste caso, um improvável, num sistema de duas estrelas. A Blue Origin realizou o seu terceiro voo tripulado, desta vez teve como “cabeça de cartaz” a filha de Alan Shepard, um dos astronautas pioneiros da NASA. O mês fica ainda marcado pela maior aproximação de sempre da Solar Parker Probe ao Sol, descrito como um momento “colossal” para a ciência.

Veja imagens do Solar Parker Probe:

Com os pés bem assentes na Terra, mas com a cabeça no futuro, Elon Musk anunciou que a NeuraLink comece a implantar chips nos humanos em 2022. Os chips podem ajudar pessoas com danos profundos na espinha dorsal e recuperar. E a Apple, que ainda não revelou o seu automóvel Apple Car, muitos continuam a imaginar como seria o modelo.

No gaming, os fãs de Fortnite receberam o Capítulo 3, com a introdução de diversas novidades e personagens, como Spider-man. Há outros fatos e armas para desbloquear na nova temporada. Já a Sony poderá estar a preparar um serviço para fazer concorrência ao Game Pass da Xbox. O mês fica ainda marcado pelo lançamento de Halo Infinite no Game Pass, um dos mais aguardados pelos fãs da Xbox. E a Sony revelou novas capas coloridas para a PS5, assim como alternativas ao seu comando DualSense.

A Samsung lançou dois novos modelos da gama Galaxy A, a sua linha de smartphones mais acessíveis. Depois do lançamento do Fairphone 4, o smartphone construído para ser reparado acabou mesmo por ser elogiado pelos especialistas da iFixit, que atribuíram nota máxima de reparabilidade. A Oppo revelou os novos óculos para “realidade assistida”, ajudando os utilizadores a fazerem traduções imediatas. Mas também há um novo smartphone dobrável, o Oppo Find N, sem marcas ou vincos visíveis no ecrã interior. A Huawei também revelou na China o seu novo dobrável, o P50 Pocket, que pelas imagens pretende ser um acessório de moda.

Veja imagens do Oppo Find N:

Ainda na tecnologia, a TCL revelou um novo modelo de smartphone, o Fold n’ Roll, cujo ecrã dobra e enrola. E se os cientistas tivessem encontrado a fórmula para ecrãs inquebráveis? E depois dos smartphones, a Samsung poderá criar um smartwatch com ecrã enrolável. A marca também se aliou à IBM para criar uma nova arquitetura de semicondutores, com uma disposição vertical nos chips.

Em janeiro vai começar a nova lei das garantias e o SAPO TEK preparou algumas perguntas e respostas para as dúvidas existentes. E a nova lei vai afetar também os produtos em segunda-mão, com as empresas a elogiarem a credibilização do negócio.

O ano ficou marcado por diversos temas ligados à tecnologia em geral, à ciência, ao espaço, ao hardware e software, ao longo dos 12 meses. O longo leilão do 5G em Portugal, a crise dos semicondutores, o lançamento do novo Windows 11, a explosão dos NFT e as viagens turísticas tripuladas ao espaço foram apenas alguns dos temas do ano.

Neste especial, o SAPO TEK fez um resumo do ano por cada mês, ao longo de quatro artigos que representam os trimestres do ano. Veja também os resumos dedicados ao primeiro, segundo e terceiro trimestres de 2021. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.