Foram muitos os acontecimentos tecnológicos deste segundo trimestre do ano, entre lançamentos de equipamentos e notícias fresquinhas do espaço. Em Marte fez-se história, com o pequeno helicóptero Ingenuity a demonstrar que era possível voar na atmosfera do planeta vermelho. E ainda hoje por lá anda a romper o céu em missões cada vez mais desafiantes.

A pandemia continuou a ditar a aceleração digital, obrigando à criação do Certificado Digital para que os cidadãos europeus possam circular com maior segurança. Portugal introduz novidades no Cartão do Cidadão, criando a renovação automática e o envio direto para casa das pessoas. A Microsoft revelou oficialmente o Windows 11, o seu novo sistema operativo lançado alguns meses depois.

Conheça os principais destaques do segundo trimestre do ano – abril a junho:

Abril – Ingenuity faz história com o primeiro voo em Marte

Num ano igualmente marcado pela luta entre as igualdades, a Apple anunciou que a Siri ia deixar de ter voz feminina por defeito, ao passo que a Microsoft “matou” a IA Cortana nos equipamentos iOS e Android. E como se previa, a LG fechou oficialmente a sua unidade de smartphones, saindo do negócio, mas garantiu suporte para os próximos anos aos seus modelos premium. A Sony, por outro lado, refrescava a sua gama de smartphones Xperia, com imagem 4K e ecrã de 120 Hz.

Nas notícias espaciais, a NASA começou os primeiros ajustes do seu helicóptero em Marte, preparando-se para o voo inaugural. Mas o primeiro grande teste foi sobreviver à noite gelada de Marte. Comemorou-se também os 60 anos do primeiro homem no espaço, Yuri Gagarin e inspirou a Caviar a produzir um modelo muito especial de iPhone 12. A New Shepard da Blue Origin também realizou um voo bem-sucedido, antes de começar a transportar turistas ao espaço.

Veja imagens do helicóptero de Marte Ingenuity:

Mas o principal destaque do mês foi o voo do Ingenuity, que fez história ao ser o primeiro aparelho voador em Marte. O primeiro de vários testes que se seguiram nos meses seguintes. E Portugal também brilhou na indústria espacial, com perspetivas animadoras. E a SpaceX enviou a segunda missão tripulada com sucesso para a ISS, afirmando a eficácia do transporte espacial da empresa de Elon Musk.

No que diz respeito à cibersegurança, os hackers colocaram à venda dados de 500 milhões de utilizadores do LinkedIn. E os Estados Unidos investigaram novo ciberataque que comprometeu milhares de empresas.

Por cá, o leilão 5G continuava a fazer muita tinta. O primeiro sinal de que este se iria prolongar “eternamente” foi em abril, quando a Anacom decidiu alterar o regulamento, o que deixou empresas de telecomunicações “furiosas”. E ainda ia apenas no seu 60º dia, tendo acumulado 275 milhões de euros. Enquanto isso, os testes continuavam a ser feitos, como o Estádio da Luz com cobertura 5G. Seguiu-se ainda o Estádio do Dragão, Altice Arena e outros grandes palcos de espetáculos.

Também a escassez dos chips já se começava a sentir em abril, com a possibilidade de redução no lançamento de iPads pela Apple. Isso não impediu a Apple de apresentar neste mês o seu novo iMac, construído de raiz com o seu novo processador M1.

Veja na galeria imagens do novo iMac da Apple:

Foi ainda dado um passo muito importante no empreendimento nacional, com o início da construção do megacentro de dados em Sines, num investimento de 3,5 mil milhões de euros. E a febre dos NFTs continua, com memes a serem vendidos por muitos milhares de dólares.

Maio – Portugal inova na emissão dos documentos de identificação e Certificado Digital torna-se uma realidade

No mês de maio concluiu-se mais uma contagem da população através do Censos, realizando a cada 10 anos. Desta vez os formulários online foram utilizados pela maioria da população, facilitando o processo da contagem, além da segurança de evitar contactos devido à pandemia. O Governo introduziu também uma nova forma automática de renovação do Cartão de Cidadão, entregando em casa, sem a necessidade de deslocações. Além disso, foi anunciado o uso de dados biométricos para a ativação da Chave Móvel Digital, tanto para o Cartão do Cidadão como Passaportes.

Pela Europa, a discussão em torno do certificado digital para circular na Europa ganhava forma, com o acordo dos Estados-membros para a sua introdução no final de junho. A Web Summit confirmava também o regresso das edições físicas com público, marcado para novembro. No entanto, Portugal preparava-se para entrar na terceira vaga pandémica, levando o estado a decretar teletrabalho obrigatório no final de maio até meados de junho.

No mundo da tecnologia, jetpacks foram testados por militares britânicos, um sistema de deslocação que poderá dar maior flexibilidade às forças de intervenção e até bateu recordes do Guinness. Já a IBM reclamava para si o primeiro chip de 2 nanómetros, comprimido 50 mil milhões de transístores num processador do tamanho de uma unha do dedo. O Twitter introduziu o sistema de gorjetas, para que os seguidores possam apoiar os criadores de conteúdo na plataforma. A Google também apresentou o Android 12 e outras novidades de software no evento Google I/O totalmente digital.

Veja na galeria imagens do jetpack:

A Asus revelou o seu novo smartphone, o ZenFone 8, mantendo a aposta na câmara rotativa no topo de gama, mas também um modelo convencional. Já a Xiaomi foi retirado oficialmente da lista negra dos Estados Unidos, onde esteve temporariamente. A Sharp também revelou o topo de gama Aquos R6, apostando na câmara fotográfica.

A Blue Origin começou a vender bilhetes através de leilão, marcando o seu voo inaugural ao espaço para julho. A era do turismo espacial dava assim sinais de estar prestes a arrancar. E mostrando que nem tudo corre bem no negócio espacial, este mês viveu-se o susto de uma nave chinesa descontrolada em entrada na atmosfera terrestre. Fizeram-se apostas de onde iria cair, até mesmo perto de Portugal, mas felizmente foi no Oceano Índico, o que não foi destruído pela atmosfera.

Ainda nas notícias espaciais, a NASA iniciou o processo de regresso da nave à Terra, com as amostras do asteroide Bennu. E o rover chinês Zhurong pisou finalmente o solo marciano, mostrando algumas imagens poucos dias depois.

Veja imagens do rover chinês Zhurong:

Junho – Microsoft revela o Windows 11

No início do mês Portugal inaugurou o cabo submarino Ellalink que liga a Europa à América do Sul, a partir de Sines. A ligação foi destacada como inovadora, prometendo “dar frutos” no futuro. Enquanto isso, o Passaporte Verde começou a ser utilizado nos primeiros países da União Europeia e em Portugal o seu uso começou no dia 16 de junho. Neste mês chegou a Portugal o supercomputador Deucalion, o novo “membro” da rede europeia de supercomputadores, integrado no Minho Advanced Computing Center, em Guimarães.

Ainda no início de junho, a Huawei lançava o seu sistema operativo HarmonyOS nos primeiros smartphones, mas o seu novo topo de gama, o P50 ficou sem data de lançamento no ocidente. A Acer assumia o seu compromisso com o ambiente, revelando produtos mais verdes no seu portfólio, ainda que o seu preço não seja bem em conta. A Apple revelou a renovação de sistemas operativos, tanto para smartphones como computadores no WWDC 2021, incluindo o macOS Monterey para alimentar os Macs.

Portugal foi dos primeiros mercados europeus a receber o novo Realme GT 5G. E Satya Nadella foi promovido a presidente da Microsoft, um cargo a acumular com as suas funções anteriores. Pouco tempo depois a Microsoft anuncia oficialmente o Windows 11.

Veja imagens do Windows 11:

No que diz respeito a negócios, a Oppo anunciou a sua fusão com a OnePlus, reforçando a sua posição no mercado dos smartphones. E a Hyundai completou oficialmente o negócio da compra da Boston Robotics, empresa que tem vindo a mostrar diversos robots ao mundo, como o Spot.

A febre dos NFTs também chegou a Portugal, com uma coleção de ativos dedicados ao mundo de futebol a valerem mais de 30 milhões de euros. E até o “pai” da World Wide Web colocou à venda o código-fonte original da internet em forma de NFT.

A Europa continua a perseguir as gigantes tecnológicas. A França multou a Google em 220 milhões de euros por domínio no mercado da publicidade online. E a Apple enfrentou o escrutínio da Alemanha por práticas anticoncorrenciais. Em Portugal, a partilha de dados da Câmara de Lisboa com a Rússia gerou polémica, acelerando o debate de novas leis sobre o direito à manifestação.

A olhar para o espaço, Jeff Bezos anunciou que seria o primeiro turista espacial da sua empresa Blue Origin, reservando um lugar para si. A nave Shenzhou-12 acoplou na nova estação espacial com três astronautas a bordo, que começaram a instalar-se. Enquanto isso, o helicóptero da NASA em Marte continuava a espalhar o seu encanto, superando cada novo voo com mestria.

No gaming, um dos mais belos jogos da PlayStation 5 chegou ao mercado, o regresso de Ratchet and Clank em A Rift Apart, prometendo ser um verdadeiro desenhado interativo. E Portugal recebeu o jogo com alguns “portais” exclusivos. Numa nota negativa, a Electronic Arts foi alva de hackers, com o roubo do código-fonte do FIFA 21 que foi colocado à venda na Dark Net. Por outro lado, George R.R. Martin, o escritor de Game of Thrones, aliou-se à From software para o lançamento de um jogo inspirado na saga Souls: The Elden Ring, previsto para 2022. E para os amantes de MOBAs e Pokémon, foi lançado o novo Pokémon Unite para a Switch.

Veja imagens de Ratchet and Clank: A Rift Apart:

O ano ficou marcado por diversos temas ligados à tecnologia em geral, à ciência, ao espaço, ao hardware e software, ao longo dos 12 meses. O longo leilão do 5G em Portugal, a crise dos semicondutores, o lançamento do novo Windows 11, a explosão dos NFT e as viagens turísticas tripuladas ao espaço foram apenas alguns dos temas do ano.

Neste especial, o SAPO TEK fez um resumo do ano por cada mês, ao longo de quatro artigos que representam os trimestres do ano. Veja também os resumos dedicados ao primeiro, terceiro e quarto trimestre de 2021. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.