A Fidelidade e a Mercedes-Benz.io são os novos parceiros que se juntam à Sra Ming Hsu, Banco Santander, Vanguard Properties, Fundação José Neves, Observador, BI4ALL e Família Alves Ribeiro para financiar a abertura da 42 Lisboa, que ontem abriu oficialmente portas, apesar da primeira vaga de formação já ter começado na semana passada, no dia 19 de outubro.
150 alunos pré-selecionados vão ter 26 dias de bootcamp muito intensos, onde aprendem a programar em C, numa fase que a escola designa como Piscine. Pedro Santa Clara, Diretor da 42 Lisboa, explicou ao SAPO TEK que estão previstas mais duas Piscines com 150 alunos cada, em novembro e em janeiro, e que deste 450 participantes nas serão selecionados os 150 alunos que começam o programa da 42 em Fevereiro.
A ideia média dos participantes nesta primeira fase é de 26 anos, sendo o mais novo aluno 17 anos e o mais crescido 61. Só 16% são raparigas, e apesar da larga maioria serem portugueses há também participação de brasileiros, e de países como Espanha, UK, Polónia, Guiné e Rússia. Em termos de formação 63% têm o 12º ano ou equivalente, 23% licenciatura e 10% mestrado. Só 33% têm alguma experiência com código, os restantes têm pouca ou nenhuma experiência. Segundo os dados, 41% são estudantes e 31% estão desempregados.
Quando a 42 Lisboa abriu as inscrições para a escola de programação que tem um curso totalmente gratuito a procura foi grande, com mais de 2 mil inscritos ao fim de duas semanas. Até agora mais de 5.700 pessoas já fizeram a sua inscrição, passando os testes online.
Pedro Santa Clara explica que os candidatos que passem os testes online inscrevem-se para fazer uma Piscine nos 12 meses seguintes. Depois da fase que está a decorrer, e das que estão previstas para novembro e janeiro, o diretor da 42 Lisboa diz que "não temos ainda data fechada, mas as próximas Piscines devem ser em Maio, Junho e Julho".
A escola de código 42 está presente em mais de 20 países e adota um modelo pedagógico diferenciador, com os alunos a serem envolvidos no desenvolvimento de projetos e ganhando assim pontos, passando os níveis. A própria escola está aberta 24h por dia, 7 dias por semana, sem professores ou horários marcados, cada aluno aprende ao seu ritmo, sendo o compromisso completar os 21 níveis no máximo em 5 anos, mas a média é de 3 anos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários