Nos dias que correm são poucos os dispositivos que conseguem sobreviver num ecossistema fechado. Basta olhar para os dispositivos móveis e para a quantidade de aplicações que as suas lojas albergam.



E na véspera de uma nova revolução tecnológica, aquela que alegadamente será feita pelos equipamentos wearable, tanto empresas como programadores estão a preparar-se para a grande torrente de dados que daí vão surgir.



No caso da Adidas, a empresa tem desenvolvido a plataforma miCoach, onde os utilizadores ficam a conhecer melhor alguns dos seus hábitos desportivos para que possam melhorar tanto a performance física como tática.



Por exemplo, a marca alemã tem um chip que pode ser colocado numa chuteira de um jogador e que depois comunica com o computador todos os dados do treino – distância percorrida, pico de velocidade, estilo de deslocação mais comum.



Agora a Adidas anunciou que vai abrir a plataforma miCoach para os programadores, na tentativa de que estes consigam tirar partido, de outras formas, dos equipamentos wearable da empresa.



Na página oficial dos programadores os interessados podem fazer o registo, restanto esperar por novidades da empresa sobre como serão feitas as parcerias e em que moldes.



Numa outra página a Adidas explica que vai disponibilizar para já cinco API que vão permitir fazer uma exploração do segmento de forma mais diversificada.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico