A competição nacional que procura que os jovens desenvolvam aplicações para resolverem problemas relacionadas com a sustentabilidade está de volta. A edição de 2020 dos encontros regionais do programa Apps for Good acontece pela primeira vez num formato online já amanhã, 1 de junho, e na sexta-feira.

Os encontros regionais vão contar com 90 equipas de jovens entre os 5º e o 12º anos de escolaridade, que vão mostrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo. Destes, serão escolhidos 20 finalistas que irão estar presentes no evento final em Lisboa, a 17 de setembro.

Entre as 90 equipas de alunos e professores que vão estar em competição aplicações como a SandSpace. A app, desenvolvida por jovens do 12º ano e que permite verificar os níveis de ocupação de 658 praias nacionais, foi a única finalista portuguesa na final da competição mundial Apps for Good. Na semana passada conquistou o prémio do público no Apps for Good UK.

O primeiro encontro regional, marcado para 1 de julho, contará com vários oradores, que estarão presentes num estúdio em Valongo para acompanharem o evento, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo. No dia 3 de julho, em Oeiras, figuras como o vereador da educação, Pedro Patacho e a diretora da área da educação da Câmara Municipal de Oeiras, Maria Paula Rodrigues, serão alguns dos oradores.

Na edição de 2019, a vencedora do Apps for Good foi a Color You. Criada por jovens do Instituto dos Pupilos do Exército, a aplicação pretende integrar e facilitar o dia-a-dia das pessoas daltónicas, e que por isso não conseguem distinguir algumas cores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.