A Portugal Space lançou hoje o concurso internacional para a escolha do seu terceiro presidente. O processo surge após a saída da primeira presidente, Chiara Manfletti no início de setembro, e da entrada de Ricardo Conde como presidente interino.

Em comunicado, a agência espacial portuguesa explica que o futuro presidente “deverá ter capacidade de trabalhar em ambientes institucionais complexos em Portugal e a nível internacional”.

É também lhe exigida uma comprovada experiência internacional e visão estratégica, assim como conhecimento na gestão e angariação de fundos internacionais e capacidade para desempenhar a função de acordo com os princípios e objetivos definidos na estratégia Portugal Espaço 2030.

Portugal quer impulsionar a exploração do Espaço e já tem uma estratégia para os próximos 10 anos
Portugal quer impulsionar a exploração do Espaço e já tem uma estratégia para os próximos 10 anos
Ver artigo

Apoiado pelos membros executivos da direção da agência, o presidente será responsável pela manutenção de uma política de inovação atualizada para o setor espacial em Portugal. Cabe-lhe ainda a representação portuguesa no Programa Espacial da União Europeia e na Agência Europeia do Sistema Global de Navegação por Satélite (GSA), futura Agência Europeia para o Programa Espacial (EUSPA).

O presidente da Portugal Space será também o chefe da delegação portuguesa na Agência Espacial Europeia (ESA), no Observatório Europeu do Sul (ESO) e na direção do Telescópio Solar Europeu.

A escolha do futuro líder será conduzida por um júri presidido por Paulo Ferrão, ex-presidente da Fundação para Ciência e Tecnologia e um dos membros fundadores da agência; Miguel Bello, presidente do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – Air Centre; e pela ex e primeira presidente da Agência Espacial Portuguesa, Chiara Manfletti.

As regras do concurso, que podem ser consultadas no website da Portugal Space, preveem que o júri possa recorrer ao aconselhamento de José Manuel Freitas, da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional e membro fundador da agência espacial; de Zita Martins, especialista em biologia espacial e professora no Instituto Superior Técnico; e José Manuel Mendonça, professor de Engenharia Industrial no Faculdade de Engenharia do Porto.

Os interessados em ser o próximo presidente da Portugal Space e em liderar a implementação da estratégia Portugal Espaço 2030 devem enviar as suas candidaturas para o endereço selection@ptspace.pt até 31 de janeiro de 2021.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.