Alexandre Jesus, Bernardo Marques e João Valença, antigos estudantes do mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vão disputar a final do concurso internacional Google Hash Code 2018.
A equipa portuguesa classificou-se na 38ª posição entre as 4.852 em competição na ronda de qualificação, garantindo um entre quatro dezenas de lugares reservados para a final, que acontece a 28 de abril na sede europeia da gigante tecnológica, em Dublin. Houve mais 96 equipas de Portugal ou com elementos portugueses a concorrer, mas mais nenhuma se apurou.
O Hash Code é um concurso de programação em equipa dirigido a estudantes e profissionais da Europa, Médio Oriente e África, que procura refletir a atividade da Google na área de engenharia de software, estando orientado para a resolução de problemas reais numa perspetiva de otimização.
A ronda de qualificação teve lugar no passado dia 1 de março e contou com mais de 37 mil participantes de mais de 110 países. A UC acolheu nas instalações do Departamento de Engenharia Informática sete equipas de atuais e antigos estudantes, num total de 25 elementos, que assim participaram no concurso lado a lado através da internet. Destas, três ficaram classificadas entre as dez melhores equipas nacionais.
Este é o segundo ano consecutivo que uma equipa de Coimbra é apurada para a final do Google Hash Code, sublinha a Universidade de Coimbra, numa nota enviada às redações.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários