É já a 22 de abril que se assinala o décimo aniversário do Dia Internacional das Raparigas nas TIC, criado pela União Internacional das Telecomunicações. Para comemorar a data, é lançada a Girl in ICT Week: uma semana dedicada a várias atividades online de partilha de conhecimento, experiências e esclarecimento de dúvidas enquadrada no âmbito do projeto Engenheiras Por Um Dia.

O webinar “Dia Internacional das Raparigas nas TIC: Conversas sobre Tecnologia”, que decorre amanhã pelas 15h, marca o início da Girl in ICT Week. O evento é organizado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade (SECI), Rosa Monteiro, pelo programa InCoDe.2030, pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo .PT, contando também com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A abertura da sessão, que se inclui no Ciclo de Workshops Raparigas nas Engenharias e Tecnologias e no Plano de Ação Portugal Digital e que será também a primeira iniciativa do Fórum Portugal Digital, ficará a cargo de Rosa Monteiro e de Luísa Ribeiro Lopes, presidente do .PT e coordenadora do Eixo da Inclusão do InCoDe.2030.

Já o painel “Mulheres nas TIC: Desafios e Oportunidades” dará aos participantes a oportunidade de conhecer em primeira mão o trabalho de oito mulheres profissionais das áreas das TIC: Matilde Buisel (CDI Portugal e Apps For Good), Sandra Miranda Ferreira (Microsoft), Susana Sargento (Universidade de Aveiro), Lara Campos Tropa (IBM), Joana Rafael (Sensei), Beatriz Macedo (Kirchhoff Automotive), Daniela Braga (CEO da DefinedCrowd) e Mariana Cruz (Escola 42).

Todos os interessados em participar no webinar poderão fazer a sua inscrição através do seguinte formulário online. Além disso, transmissão será feita em direto através do website do Fórum Portugal Digital e da página de Facebook da CIG.

A Girl in ICT Week insere-se no objetivo do Governo de reverter a tendência de redução da participação de raparigas e mulheres nas TIC e nas engenharias. Foi com este objetivo em mente que o projeto Engenheiras Por Um Dia foi criado em 2017.

O projeto está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030 – Portugal Mais Igual e já alcançou quase 10 mil jovens dos ensinos básico e secundário, em 460 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.

A sua coordenação técnica está a cargo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade e de Género, em parceria com a Carta Portuguesa para a Diversidade, o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros, envolvendo também uma rede de 58 entidades parceiras.

Ao todo, o projeto já alcançou quase 10 mil jovens dos ensinos básico e secundário, em 460 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria. Uma iniciativa da SECI, é coordenado pela CIG, em articulação com a Carta Portuguesa para a Diversidade. O projeto está agora integrado no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa InCoDe.2030.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.