A 11 de fevereiro assinala-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, uma data estabelecida em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas como forma de alertar para a desigualdade de género nas áreas da ciência, da tecnologia e da inovação.

Para celebrar a data, o projeto Engenheiras Por Um Dia, uma iniciativa da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), lançou um novo ciclo de workshops que decorrerá até maio e que tem como objetivo valorizar e dar a conhecer o trabalho de mulheres profissionais que se constituem como um exemplo a seguir para as mais jovens.

O ciclo de workshops “Raparigas nas Engenharias e Tecnologias”, que pretende alcançar mais de 2.000 estudantes, começa já amanhã a partir das 10h, com uma primeira sessão que seguirá o mote “Dia das Raparigas na Ciência: Engenharia é Ciência?”.

O debate contará com a participação de Maria Helena Braga, professora e chefe do Departamento de Engenharia Física da Universidade do Porto; Margarida Serra, professora auxiliar convidada na FCT-NOVA e coordenadora no iBet; e Cláudia Soares, professora auxiliar convidada no Instituto Superior Técnico e investigadora no Institute for Systems and Robotics - Lisboa.

Pelas 14h30, segue-se a sessão “Um pequeno passo para as Mulheres…Um grande passo para a Humanidade”. O webinar será palco para uma conversa entre Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade; Ana Afonso e Sílvia Vicente, astrofísicas; Vera Gomes, coordenadora de Políticas Europeias na área do espaço; Andreia Nunes, escritora e investigadora CIES-IUL; e ainda Fernando Carvalho, professor e jornalista.

Ciclo de workshops Raparigas nas Engenharias e Tecnologias

Para março estão marcados dois workshops, o primeiro no dia 11, sobre mulheres e Inteligência Artificial, e o segundo a 23, onde a questão “O teu futuro: que profissão escolher?” estará em destaque.

A 9 de abril, surge um novo debate centrado na participação das mulheres na exploração do Espaço. Já no dia 22 do mesmo mês, o ciclo de workshops dedica um espaço especial ao Dia Internacional das raparigas nas TIC. Por fim, a 28 de maio, o foco das conversas será o Dia Nacional da Energia.

Os webinars organizados pelo projeto Engenheiras por um dia são gratuitos e podem ser acompanhados tanto pelo Zoom, mediante inscrição prévia, ou então através da página de Facebook da CIG.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.