Embora os colaboradores sintam que estão a trabalhar tanto (45%) ou mais (47%) do que antes, mais de 40% pensa que a sua produtividade real é igual ou inferior. É provável que este seja o motivo pelo qual a maioria dos profissionais inquiridos num estudo da Fujitsu considere que a Inteligência Artificial é agora uma força positiva, reconhecendo que esta poderia ajudar a melhorar a produtividade no local de trabalho.

Os resultados do estudo, baseado num inquérito a colaboradores de empresas de grande e média dimensão na Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Reino Unido e Irlanda, também revelam que hoje, mais de 80% dos inquiridos acreditam que a IA, aplicada através de assistentes virtuais digitais ou personalizada e adaptada às experiências dos utilizadores, terá um efeito positivo no seu quotidiano profissional.

E não são apenas os colaboradores nativos digitais que estão a postos para abraçar a IA, uma vez que esta visão positiva é partilhada tanto por trabalhadores acabados de contratar como por outros mais experientes, sublinha a Fujitsu.

Entretanto, os colaboradores têm a perceção de que as TI da empresa não lhes dão o suporte devido, tendo segurança inadequada, falhas de serviço e desafios no acesso à informação de que eles precisam para serem eficazes. Além disso, mostram sentir-se demasiado “esmagados” pelos dados quando é suposto encontrarem facilmente a informação de que precisam.

O novo estudo da Fujitsu foi conduzido pela Pierre Audoin Consultants (PAC), através de inquérito online, realizado entre os meses de setembro e outubro de 2018.

Focou-se nos desafios que as empresas estão a ter à medida que evoluem, a partir da perspetiva da sua força de trabalho. No geral, as conclusões destacam que nem todas as empresas possuem a cultura, as políticas ambientais e as tecnologias certas para permitirem que os seus colaboradores sejam eficazes ou para atrair talento no futuro.