Nos próximos dias 14 a 17 de novembro vai decorrer na Altice Arena o Moche XL Games World, um novo evento que se realiza uma semana antes do Lisboa Games Week, fruto de um “divórcio” entre a e2Tech e a FIL. O Indie X é um dos conteúdos que migra para o novo evento, mantendo a filosofia de apresentar uma montra nacional e internacional de produções independentes.

Um júri irá distinguir os melhores títulos em seis diferentes categorias, com o melhor projeto exposto a levar para casa um prémio de 5.000 euros. As inscrições para as candidaturas encerraram hoje, 30 de setembro, com 50 vagas para exposição no Moche XL Games World.

De recordar que na primeira edição do Indie X, ainda no Lisboa Games Week, no ano passado, o festival revelou-se um sucesso, nas palavras da organização, que recebeu mais de 350 candidaturas, 300 delas internacionais, com a Espanha e Indonésia a liderar o maior número de projetos no evento.

Para além do melhor jogo exposto, há ainda categorias para o melhor título português, projeto mais inovador, melhor experiência multijogador, a escolha do público e melhor direção de arte.

Segundo Ricardo Correia, responsável pelo festival, “o Indie X nasce de uma forte necessidade de expor o que de melhor se faz em Portugal ao mundo, mas também trazer aos portugueses grandes exemplos do que se está a fazer lá fora. É muito importante promover esta interação, por um lado para dar visibilidade e ajudar os nossos criadores a alcançarem o sucesso num setor altamente competitivo e, por outro, desmistificar a ideia de que só grandes estúdios podem desenvolver videojogos para as consolas e alcançar milhões de jogadores a nível mundial”.

A exposição será também uma montra daquilo que melhor se faz nas universidades portuguesas, destacando não só o talento nacional, como a mais de dezena de cursos dedicados à produção de videojogos. Para além da exposição, o Indie X oferece um espaço para palestras e masterclasses em realidade virtual, arte final, banda sonora para videojogos e outras iniciativas.

Ricardo Correia destaca ainda a promoção do networking, ligando editoras internacionais a criadores portugueses, tal como aconteceu na primeira edição.