Podem concorrer todos os estudantes nascidos após 30 de junho de 1997 que, no ano letivo 2016-2017, frequentem o ensino básico, secundário ou equivalente. As inscrições são feitas online, através do endereço http://oni.dcc.fc.up.pt/2017.

Organizadas desde 1984 pela APDSI, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e com o Departamento de Engenharia Eletrónica e Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, as provas das Olimpíadas Nacionais de Informática são realizadas em duas fases.

A primeira, chamada prova preliminar, consiste em três problemas apresentados em simultâneo a todos os concorrentes via internet, que terão de ser resolvidos individualmente, utilizando a linguagem de programação Pascal em ambiente Free Pascal ou as linguagens C ou C++ em ambiente GCC.

Os melhores concorrentes da primeira fase, até um máximo de 30, passam para a segunda fase do concurso, que constitui a prova final.

Esta prova também é individual e é realizada usando o mesmo sistema da prova preliminar, mas presencialmente, em local ou locais a anunciar.

Pelo caminho, há provas online de treino e de qualificação, que decorrem de 30 de março a 1 de abril. A final realiza-se a 5 de maio no Porto, nas instalações do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Como é habitual, os concorrentes melhor classificados na prova final participam, em representação de Portugal, nas Olimpíadas Internacionais de Informática de 2017 que se realizam na cidade de Teerão, no Irão, de 28 de julho a 4 de agosto de 2017.