O conceito na base da Maker Faire, que a Lisboa chega em versão Mini, passa por incentivar a criação, um apelo dirigido a entusiastas de tecnologia, artesãos, mecânicos, cientistas ou curiosos, numa lógica de faça você mesmo e que tem como objetivo promover a troca de experiências entre estes "makers".



Durante o evento serão mostrados projetos, mas há também uma agenda de palestras e workshops para acompanhar e atividades dirigidas a quem se inscreveu para apresentar projetos e ao público que passará pela feira.



Os projetos que poderão ser vistos no evento foram selecionados por um júri que apreciou as candidaturas recebidas para participar no certame e escolheu as melhores. Entre estes, poderá ser visto um sistema de robótica composto por cinco robots, criados a partir dos materiais mais diversos - como partes de impressoras velhas - e comandado por um Raspberry Pi, cérebro do controlador central.



A recriação da mota do universo TRON, por duas vezes retrato no cinema, também estará no evento e pode ser experimentada com uns Oculus Rift e software desenhado para o efeito, para dar mais realismo à experiência.

O evento, que há um mês teve uma edição na Casa Branca, com a presença do presidente Obama, é em Portugal e nesta versão de estreia, organizado pelo SAPO, pela Ciência Viva e pela Câmara Municipal de Lisboa. Tem lugar no Pavilhão do Conhecimento e decorre entre 19 e 21 de setembro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.