O projeto internacional re_B00TCMP chegou pela primeira vez em Portugal. De participação gratuita, a iniciativa decorreu no passado sábado, dia 26 de outubro, com o objetivo de consciencializar jovens entre os 15 e os 18 anos sobre oportunidades, desafios e riscos do mundo digital.

Promovida pela Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Judiciária (PJ), .PT e Cybers3c, a primeira edição portuguesa contou com a participação de mais de 80 jovens e respetivos pais e professores.

Durante todo o dia, os jovens identificaram percursos académicos e profissionais nas tecnologias de informação e comunicação, com apoio de profissionais inspiradores das áreas da cibersegurança, da polícia, da indústria de videojogos e da Europol.

Jovens portugueses gastam 2,5 horas por dia nas redes sociais
Jovens portugueses gastam 2,5 horas por dia nas redes sociais
Ver artigo

Através de debates, jogos, ações de formação, desafios e outras atividades, os participantes tiveram oportunidade de aprofundar as suas competências digitais e de aprender boas práticas de cibersegurança. O dia terminou com uma competição de hacking, que desafiou os jovens a resolverem problemas complexos de segurança informática, num espírito positivo e competitivo.

“A cibersegurança é um pilar fundamental da sociedade moderna e a educação das gerações futuras neste domínio é crucial para um futuro digital mais seguro", afirmou Luís Carrilho, Diretor Nacional da PSP, citado em comunicado. "Iniciativas como o re_B00TCMP são essenciais para dotar os jovens das ferramentas e conhecimentos necessários para navegar no mundo digital de forma consciente, responsável e segura, contribuindo para uma verdadeira cidadania digital“.

A iniciativa re_B00TCMP é um projeto internacional, apoiado pela rede InterCOP (Internacional Cyber Offender Prevention Network), iniciado pelos Países Baixos, replicado pela Austrália e agora por Portugal. A Europol apoia a rede InterCOP e iniciativas dedicadas à prevenção da cibercriminalidade, como o re_B00TCMP.

Com a organização deste re_B00TCMP, Portugal torna-se no terceiro país mundial a implementar a iniciativa "e consolida o seu compromisso na construção de um ciberespaço mais seguro e resiliente", sublinha-se em comunicado.

Além de ser promovida pela PSP, PJ, .PT e Cybers3c, a primeira edição do re_B00TCMP em Portugal teve como parceiros a 42 Lisboa, o CDI Portugal e a Start Up Lisboa, e como patrocinadores a Axians e a Cisco.