Estão abertas as candidaturas para a próxima edição dos prémios Tech Rocketship Awards, promovido pelo Departamento para o Comércio Internacional (DIT) da Embaixada do Reino Unido em Portugal. Esta iniciativa oferece uma plataforma para as empresas tecnológicas portuguesas poderem expandir-se a nível internacional. A próxima edição inclui a categoria para combater a falta de investimento em diversidade do sector, neste caso chamado Diversity in Tech Award.
O DIT tem vindo a apoiar as startups e scaleups portuguesas na sua expansão no Reino Unido e recentemente atribuiu os prémios Business Awards, que conta com 12 edições, a empresas como a Critical Software, Didimo e EDP, entre as 11 empresas portuguesas galardoadas pela entidade.
A data limite para as candidaturas para a segunda edição do Tech Rocketship Awards é de 17 de abril. A inscrição pode ser feita no seu website oficial. Este ano estão em jogo seis categorias: Inteligência Artificial, 5G, Agrotecnologia, Saúde digital, Cibersegurança e Tecnologia para o clima. Junte-se a categoria mencionada Diversity in Tech Award.
A organização diz que o concurso é especialmente direcionado a empresas tecnológicas que tenham já alguma maturidade no mercado, as chamadas scaleups. A ronda portuguesa será avaliada em maio, por um painel de jurados convidados, que vão selecionar as três empresas portuguesas com hipótese de representar Portugal na final europeia, após as meias-finais que decorrem durante o Verão.
A grande final está marcada para novembro e vai decorrer num formato de “Shark Tank”: os finalistas terão de fazer um breve pitch da sua solução, frente a um painel constituído por líderes no sector dos negócios, investidores de risco e especialistas tecnológicos.
Englobado na promoção do Tech Rocketship Awards, o DIT vai promover diversos workshops através do Global Entrepeneur Programme, que tem o objetivo de promover os candidatos com oportunidades com potencial elevado no ecossistema tecnológico do Reino Unido. As empresas candidatas terão ainda acesso a conhecimentos e perspetivas de empresas que se expandiram de forma bem-sucedida para o Reino Unido, uma Masterclass sobre pitching para investimentos e desenvolvimento de estratégias focadas no mercado global.
Na primeira edição, realizada em 2020, Portugal avançou com 34 empresas candidatas, tendo sido selecionadas a Abyssal, a Ydata e a Velocidi. Participaram 650 concorrentes oriundos de 30 países europeus, destacando-se oito vencedores e identificadas 50 empresas com planos de expansão para o mercado britânico. Metade delas já avançaram na concretização com o apoio do DIT.
“O Reino Unido é o país número um na Europa para unicórnios, e o nosso setor de investimento em tecnologia é o terceiro maior do mundo”, destaca Chris Barton, Comissário do Comércio do Reino Unido para a Europa. Acrescenta que os prémios Tech Rocketship darão aos vencedores o aceso a financiadores, incubadoras, consumidores de tecnologia e toda a infraestrutura necessária “para ajudar a que deem o próximo grande salto, de scaleup a unicórnio”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários