É verdade que as crianças começam a aceder à tecnologia cada vez mais cedo e, com a passagem das aulas para o mundo digital devido à pandemia de COVID-19, os “techies” mais novos da família precisam de equipamentos que estejam adaptados às suas necessidades.

Os desafios que a escola online trouxe para os estudantes mais “crescidos” também se aplicam aos que estão no pré-escolar ou no ensino primário. A partilha de equipamentos entre irmãos, ou até entre pais e filhos, acaba por não ser prática. Além disso, tendo em conta a curiosidade natural das crianças, deixar um tablet ou um portátil partilhado nas suas mãos pode dar lugar a incidentes: desde ficheiros importantes que desaparecem misteriosamente a publicações caricatas nas redes sociais, passando ainda pelo acesso a conteúdos que não são de todo apropriados para a sua idade.

A melhor opção será mesmo investir num novo equipamento para os seus filhos. Mas o que será mais adequado: um tablet ou um portátil? Para ajudar os pais, o SAPO TEK reuniu algumas propostas de dispositivos à “altura” dos mais novos, com funcionalidades mais simples e práticas, e que não “pesam” muito na carteira.

O que deve procurar num equipamento para os mais novos?

Antes de fazer comprar um novo tablet ou portátil para os seus filhos, deve perceber em primeiro lugar quais são as necessidades específicas a que o equipamento tem de responder, tendo em conta a idade de quem os vai usar.

Se estão ainda no pré-escolar ou a começar o ensino primário, os tablets poderão ser uma aposta mais acertada. Para os mais novos, a configuração mais simples do equipamento afirma-se como uma “porta de entrada” ao mundo da tecnologia, sem os deixar confusos quanto à sua utilização e permitindo que aprendam à sua maneira.

Já as mais crescidas precisam de um equipamento onde possam aceder às aulas online mas também fazer pesquisas online e escrever os seus trabalhos da escola. Assim, um portátil poderá ser a melhor opção.

Uma vez que falamos de uma utilização mais “modesta”, longe de software avançado, os portáteis que sugerimos não apresentam processadores “potentes” ou grandes quantidades de memória RAM ou armazenamento, assegurando um desempenho aceitável no que toca à realização de tarefas do dia-a-dia e ao suporte a programas essenciais.

Montra TEK: 10 capas e malas preparadas para manter o seu portátil bem protegido
Montra TEK: 10 capas e malas preparadas para manter o seu portátil bem protegido
Ver artigo

Deverá ter também em conta a possibilidade de acontecerem alguns acidentes de percurso, como quedas. Uma vez que os tablets e computadores são particularmente sensíveis, apostar numa capa resistente é a chave para a prevenção.

Alguns dos equipamentos já incluem capas protetoras, feitas em materiais resistentes a quedas, e poderá encontrar uma grande variedade nos estabelecimentos que vendam equipamentos eletrónicos, sejam físicos ou online. Além de proteção, as capas surgem como uma forma de personalização dos dispositivos, dando aos mais pequenos a possibilidade de lhes darem um look inspirado nos seus super-heróis ou personagens de desenhos animados favoritos.

How to TEK: Como ativar o controlo parental na loja de aplicações Google Play
How to TEK: Como ativar o controlo parental na loja de aplicações Google Play
Ver artigo

Se está preocupado com a possibilidade de os seus filhos acederem a aplicações ou a conteúdos que não são próprios, há algumas medidas que pode tomar. Por exemplo, poderá ativar o controlo parental em lojas digitais como a Play Store da Google.

No que toca a browsers, a nova versão do Edge da Microsoft disponibiliza também opções de controlo parental. Na seção “Segurança Familiar” poderá criar um grupo de família para alterar as definições quando as crianças estão a usar o navegador, controlando as atividades e localização online e criando uma experiência mais segura na web.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.