São muitos os projetos nacionais já criados online nesta área, mas nem todos têm sobrevivido aos sucessivos anos letivos e não é difícil encontrar sites de apoio ao estudo com conteúdos desatualizados, ou a pedir um refrescamento urgente.

Mesmo assim são vários os projetos que vale a pena referir e guardar nos favoritos, para acompanhar o estudo ao longo do ano, ou dar um apoio em altura de exames ou na preparação de testes. Há propostas para todas as áreas do saber, com alguma predominância da matemática e é por aí que começamos.


Apresentada a meados do ano, uma parceria entre a Fundação PT e a Khan Academy leva para a Internet, até final do ano, 400 aulas de matemática de vários anos (2º, 4º, 6º, 9º e 12º).


Os conteúdos são apresentados em vídeo e foram traduzidos e dobrados para português por Rogério Martins, professor de matemática, e por quadros da empresa portuguesa de telecomunicações.


A Khan Academy existe desde 2006 e soma hoje mais de 4 mil vídeos e quase 400 exercícios práticos. Foi criada por um engenheiro do MIT e funciona como um repositório gratuito de conteúdos nas áreas da matemática, física, química, biologia e outras áreas.


A localização de conteúdos para português começa pela área da matemática pelo peso que a disciplina tem no currículo do ensino básico e secundário, mas já a partir do próximo ano estende-se às restantes áreas cobertas no repositório.


Os conteúdos em português estão disponíveis através de vários sites do grupo PT, como o SAPO Kids, onde é possível encontrar outras ferramentas de apoio ao estudo, sobretudo dirigidas aos mais novos.

[caption]Sapo Kids [/caption]

Ainda no domínio da matemática vale a pena referir o projeto NiuAleph, que deu origem no ano passado a um manual de matemática do 12º ano, cuja versão online é disponibilizada gratuitamente. Reúne exercícios, conselhos para a preparação de exames e textos de leitura sobre a disciplina.

Desenvolvido por uma equipa da Universidade de Coimbra, o manual está disponível em quatro volumes, complementados com um livro de exercícios e tarefas semanais para alunos do 10º, 11º e 12º ano.

[caption]Niualeph[/caption]

Uma das áreas onde desapareceram várias opções é a dos resumos online. Clássicos como o resumos.net mantêm-se, mas há indícios de pouca atividade no site. No entanto, há alternativas a ganhar forma, como o Sebas.pt. O nome pretende homenagear um dos mais conhecidos reis portugueses, D. Sebastião. Não é um diminutivo de sebentas, como se poderia supor, mas também as tem.


O site reúne então sebentas, resumos e apontamentos de aulas, bem como testes, correções e dicas de alunos e professores. Tem um esquema de atribuição de pontos aos utilizadores que pretende incentivar a partilha de conteúdos e que compensa os membros mais ativos com prémios.

[caption]Sebas.pt[/caption]

Saltando para as opções pagas vale a pena referir propostas como a Escola Virtual, o 20Explica da Leya ou, mais recente, o Já Passei da BlueSoft.



Começando por este último, trata-se de uma plataforma dirigida a alunos do 5º ao 12º ano. Disponibiliza resumos, exercícios, exames, provas de acesso ou quizzes. É possível subscrever conteúdos para todas as disciplinas de um determinado ano escolar, ou para disciplinas avulsas, com preços entre os 10 e os 30 euros.



Antes de subscrever a plataforma é possível navegar nos conteúdos disponíveis para cada ano e ter uma ideia mais precisa da oferta.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A Escola Virtual da Porto Editora é uma das plataformas mais antigas nesta área. A aposta nos conteúdos multimédia é um dos grandes atrativos do produto, que pode ser subscrito também em várias modalidades.



No 1º, 2º e 3º ciclo estão disponíveis licenças anuais entre os 29,99 e os 59,99 euros, consoante o ano. No secundário há licenças por blocos de disciplinas (línguas e humanidades; ciências e tecnologias, por exemplo) com preços entre os 18,4 e os 44,99 euros.

[caption]Escola Virtual[/caption]

Na oferta da Leya também há propostas interessantes para apurar o estudo. O 20Explica é um exemplo. Integrado na plataforma Unileya, o serviço ajuda a preparar os alunos para testes e exames.



Integra uma secção de aulas, com vídeos explicativos sobre as matérias aprendidas nas aulas, e uma secção Avaliação, que apoia a preparação para testes e exames. A Matemática (10º ao 12º ano) é para já a grande aposta do serviço, que tem um custo anual de licença, mas que também pode ser previamente experimentado, graças ao acesso livre a alguns vídeos.



Fechamos a ronda pelo mundo das ferramentas virtuais de apoio ao estudo mas abrimos-lhe a porta para que partilhe connosco mais sugestões interessantes para um regresso às aulas mais artilhado.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.