O Xperia Z é uma das novidades desta Primavera que chegou às lojas portuguesas antes do sol habitual da estação. À venda desde meados de março, o equipamento integra um ecrã de cinco polegadas Full HD com tecnologia Bravia Engine2 e, garante a fabricante, é resistente ao pó, salpicos de água e pode "mergulhar" até 30 minutos, atributos atestados pelas certificações IP55 e IP57.



O processador é um Snapdragon de quatro núcleos a 1,5 GHz com 16GB de armazenamento interno e 2GB de memória RAM. O sensor fotográfico traseiro é de 13 megapixéis e conta com um modo de captura High Dynamic Range. O sistema operativo é Android, na versão 4.1.



Na TMN e na Vodafone o equipamento custa 589,90 euros. Na Optimus 619,90 euros, preços sem planos de subscrição associados, que podem diminuir por essa via desde que o utilizador esteja também disposto a assinar contrato de fidelização de 24 meses.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Z10: para tocar em todo o lado

O BlackBerry Z10 é o primeiro modelo a chegar às lojas nesta nova fase de vida da fabricante que deixou de ser RIM para assumir em definitivo a marca BlackBerry. Com um ecrã de 4,2 polegadas (resolução de 1280x768 pixéis) e um processador Snapdragon de dois núcleos a 1,5 GHz, com 2GB de RAM e 16 GB disponíveis para armazenamento interno. A câmara fotográfica é de 8 megapixéis.


Característica chave do modelo é o facto de ser all-touch, sem teclas físicas e sensível ao toque na parte frontal e nos contornos, uma estreia nas opções de design da marca. Outro argumento interessante é ser o primeiro dispositivo de mercado a integrar a nova versão do sistema operativo BlackBerry, o BB10, que estreia um conjunto de funcionalidades interessantes e que foi desenhado para interação usando apenas uma mão. Movimentar o polegar para a esquerda ou para a direita permite por isso ativar e desativar várias funções.


O equipamento está disponível nos três operadores e em várias lojas de retalho. Nos operadores o preço, sem contratos de fidelização, é de 589,90 euros na Vodafone e na TMN e de 599,90 euros na Optimus.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A BlackBerry prepara ainda o lançamento de mais um modelo, apresentado em simultâneo como o Z10. O Q10, ainda sem data para chegar a Portugal, deverá custar mais de 600 euros, de acordo com a informação entretanto divulgada para o mercado do Reino Unido.



Força G no LG Maximo

Outra estreia recente no mercado português é a do LG Maximo G. O modelo conta com um ecrã de 4,7 polegadas com uma resolução de 1280x768 pixéis True HD IPS+. O processador é um Qualcomm Snapdragon S4 Pro de quatro núcleos a 1,5 GHz e a câmara conta com um sensor de 13 megapixéis.


[caption]Nome da imagem[/caption]

O modelo está já à venda na rede da TMN, onde custa 489,90 euros e em algumas lojas do retalho. Na Pixmania, por exemplo, custa 549,90 euros. Estas lojas são aliás uma operação válida também para os restantes modelos aqui citados.
Todos estão à venda nestes canais.

A maioria das vezes com preços superiores aos praticados pelos operadores, mas que "livram" o equipamento de configurações da rede a que está ligado e mantêm o formato original lançado pelas marcas.


Próximos lançamentos...


Na lista de próximos lançamentos alinham-se também vários modelos. A Samsung ainda hoje confirmou a chegada à Europa, em maio, dos Galaxy Mega 5.8 e Mega 6.3, dois equipamentos de gama média em que apenas um conta com suporte para 4G (o Mega 6.3).



O principal concorrente do iPhone 5, o Galaxy S IV tem lançamento mundial agendado para o próximo dia 26 de abril. O equipamento conta com um ecrã de cinco polegadas com resolução Full HD e Gorilla Glass 3. O sensor fotográfico é de 13 megapixéis com uma abertura f/2.2m. Integra 2GB de RAM e a versão 4.2.2 do Android. O espaço para armazenamento é de 16, 32 ou 64GB, consoante a versão.



No que se refere ao processador, o Galaxy S IV vai ter duas versões: quatro e oito núcleos. A versão de quatro núcleos a 1,9 GHz conta com um Snapdragon 600. A versão de oito núcleos a 1,6 GHz é um Exynos 5. Numa primeira fase, a Portugal chegará apenas o primeiro modelo.



A opção está relacionada com as ligações de Internet móvel de última geração: "está planeado que o Samsung GALAXY S 4 esteja equipado com AP Quad-core de 1.9GHz, que integra a maioria dos equipamentos com ligação à rede 4G (LTE)", explicou já a divisão portuguesa da companhia ao TeK.



A Samsung garante que o novo modelo consegue reconhecer o toque do utilizador mesmo com luvas. O Galaxy IV junta ainda ao giroscópio, acelerómetro e sensor de proximidade, já característicos nos smartphones topo de gama, um barómetro, um sensor de temperatura, humidade e uma ferramenta que reconhece os gestos do utilizador. Os preços ainda não foram divulgados.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Estas são apenas algumas das propostas dos fabricantes que prometem dar nas vistas durante os próximos meses. Se está tentado vale a pena comparar semelhanças e diferenças nas características dos vários modelos. Veja o quadro abaixo com o resumo dos0 principais argumentos de cada modelo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O preço é sem dúvida outro aspecto relevante. Aí deve ter em conta que os valores para cada modelo podem descer até 80% mediante a subscrição de planos de dados que podem implicar uma mensalidade menor ou menor em função da oferta.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.