O Xperia Z é uma das novidades desta Primavera que chegou às lojas portuguesas antes do sol habitual da estação. À venda desde meados de março, o equipamento integra um ecrã de cinco polegadas Full HD com tecnologia Bravia Engine2 e, garante a fabricante, é resistente ao pó, salpicos de água e pode "mergulhar" até 30 minutos, atributos atestados pelas certificações IP55 e IP57.



O processador é um Snapdragon de quatro núcleos a 1,5 GHz com 16GB de armazenamento interno e 2GB de memória RAM. O sensor fotográfico traseiro é de 13 megapixéis e conta com um modo de captura High Dynamic Range. O sistema operativo é Android, na versão 4.1.



Na TMN e na Vodafone o equipamento custa 589,90 euros. Na Optimus 619,90 euros, preços sem planos de subscrição associados, que podem diminuir por essa via desde que o utilizador esteja também disposto a assinar contrato de fidelização de 24 meses.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Z10: para tocar em todo o lado

O BlackBerry Z10 é o primeiro modelo a chegar às lojas nesta nova fase de vida da fabricante que deixou de ser RIM para assumir em definitivo a marca BlackBerry. Com um ecrã de 4,2 polegadas (resolução de 1280x768 pixéis) e um processador Snapdragon de dois núcleos a 1,5 GHz, com 2GB de RAM e 16 GB disponíveis para armazenamento interno. A câmara fotográfica é de 8 megapixéis.


Característica chave do modelo é o facto de ser all-touch, sem teclas físicas e sensível ao toque na parte frontal e nos contornos, uma estreia nas opções de design da marca. Outro argumento interessante é ser o primeiro dispositivo de mercado a integrar a nova versão do sistema operativo BlackBerry, o BB10, que estreia um conjunto de funcionalidades interessantes e que foi desenhado para interação usando apenas uma mão. Movimentar o polegar para a esquerda ou para a direita permite por isso ativar e desativar várias funções.


O equipamento está disponível nos três operadores e em várias lojas de retalho. Nos operadores o preço, sem contratos de fidelização, é de 589,90 euros na Vodafone e na TMN e de 599,90 euros na Optimus.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A BlackBerry prepara ainda o lançamento de mais um modelo, apresentado em simultâneo como o Z10. O Q10, ainda sem data para chegar a Portugal, deverá custar mais de 600 euros, de acordo com a informação entretanto divulgada para o mercado do Reino Unido.



Força G no LG Maximo

Outra estreia recente no mercado português é a do LG Maximo G. O modelo conta com um ecrã de 4,7 polegadas com uma resolução de 1280x768 pixéis True HD IPS+. O processador é um Qualcomm Snapdragon S4 Pro de quatro núcleos a 1,5 GHz e a câmara conta com um sensor de 13 megapixéis.


[caption]Nome da imagem[/caption]

O modelo está já à venda na rede da TMN, onde custa 489,90 euros e em algumas lojas do retalho. Na Pixmania, por exemplo, custa 549,90 euros. Estas lojas são aliás uma operação válida também para os restantes modelos aqui citados.
Todos estão à venda nestes canais.

A maioria das vezes com preços superiores aos praticados pelos operadores, mas que "livram" o equipamento de configurações da rede a que está ligado e mantêm o formato original lançado pelas marcas.


Próximos lançamentos...


Na lista de próximos lançamentos alinham-se também vários modelos. A Samsung ainda hoje confirmou a chegada à Europa, em maio, dos Galaxy Mega 5.8 e Mega 6.3, dois equipamentos de gama média em que apenas um conta com suporte para 4G (o Mega 6.3).



O principal concorrente do iPhone 5, o Galaxy S IV tem lançamento mundial agendado para o próximo dia 26 de abril. O equipamento conta com um ecrã de cinco polegadas com resolução Full HD e Gorilla Glass 3. O sensor fotográfico é de 13 megapixéis com uma abertura f/2.2m. Integra 2GB de RAM e a versão 4.2.2 do Android. O espaço para armazenamento é de 16, 32 ou 64GB, consoante a versão.



No que se refere ao processador, o Galaxy S IV vai ter duas versões: quatro e oito núcleos. A versão de quatro núcleos a 1,9 GHz conta com um Snapdragon 600. A versão de oito núcleos a 1,6 GHz é um Exynos 5. Numa primeira fase, a Portugal chegará apenas o primeiro modelo.



A opção está relacionada com as ligações de Internet móvel de última geração: "está planeado que o Samsung GALAXY S 4 esteja equipado com AP Quad-core de 1.9GHz, que integra a maioria dos equipamentos com ligação à rede 4G (LTE)", explicou já a divisão portuguesa da companhia ao TeK.



A Samsung garante que o novo modelo consegue reconhecer o toque do utilizador mesmo com luvas. O Galaxy IV junta ainda ao giroscópio, acelerómetro e sensor de proximidade, já característicos nos smartphones topo de gama, um barómetro, um sensor de temperatura, humidade e uma ferramenta que reconhece os gestos do utilizador. Os preços ainda não foram divulgados.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Estas são apenas algumas das propostas dos fabricantes que prometem dar nas vistas durante os próximos meses. Se está tentado vale a pena comparar semelhanças e diferenças nas características dos vários modelos. Veja o quadro abaixo com o resumo dos0 principais argumentos de cada modelo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O preço é sem dúvida outro aspecto relevante. Aí deve ter em conta que os valores para cada modelo podem descer até 80% mediante a subscrição de planos de dados que podem implicar uma mensalidade menor ou menor em função da oferta.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico