A Inteligência Artificial (IA) foi claramente importante durante 2016 e deverá continuar a sê-lo nos próximos anos desempenhando um papel cada vez mais importante, tanto na sociedade como no sector profissional.

O Ericsson ConsumerLab refere que 35% dos utilizadores avançados de internet querem ter um conselheiro de IA no local de trabalho, e um em cada quatro na função de chefia.

Ao mesmo tempo, praticamente metade mostra-se preocupada com o facto de a IA poder fazer com que muitas pessoas possam perder os seus empregos.

[caption][/caption]

É também um dado que os consumidores usam cada vez mais aplicações automatizadas, contexto que promove a adoção da Internet das Coisas (IoT na sigla original). Dois em cada cinco acreditam que os smartphones vão conseguir identificar os hábitos de vida dos seus utilizadores e realizar automaticamente uma série de tarefas em seu nome.

É também provável que os condutores de automóveis estejam em vias de extinção. Um em cada quatro pedestres admite que se sentiria mais seguro a atravessar a rua se os automóveis fossem autónomos. Já 65% afirmam que preferiam ter um carro autónomo.

Conheça o resto das “sugestões” para o futuro do Ericsson ConsumerLab a partir do The 10 Hot Consumer Trends for 2017 and beyond.