
Existem diferentes tipos de ilusão, os físicos são aqueles que nos levam a pensar que uma palha pode dobrar quando colocada na água. Mas os psicológicos são causados por imagens com brilho excessivo, cores ou movimentos, explica o website Brainbashers, que expõe centenas de imagens cheias de “ilusões”. Refere que existem ainda as ilusões cognitivas, que são aquelas que parecem contradizer a nossa lógica, e mesmo sabendo que se trata de um truque, não ajuda a resolver a contradição.
Veja na galeria alguns exemplos muito interessantes, de imagens que podem não ser aquilo que julgamos ser. Como exemplo, a obra de C. Allan Gilbert, um ilustrador americano cujo trabalho mais conhecido se chama “Tudo é vaidade”, de uma senhora frente a um espelho, mas a primeira coisa que o nosso cérebro vê é uma caveira. Ou seja, a informação que é captada pelos olhos e passada para o cérebro pode ser interpretada de forma incorreta.
Mas há mais exemplos de ilusões óticas, quando as imagens diferem da realidade, os olhos e o cérebro veem coisas que não batem certo, por exemplo, linhas direitas que parecem curvar-se, cores que parecem dar movimento a imagens completamente paradas, ou mesmo forçar perspetivas. Veja o exercício da borboleta, com um exemplo de ilusão com cores.
Há ainda os exemplos de figuras geométricas perfeitamente iguais, mas que parecem de tamanhos diferentes. Ou um coelho que parece um pato, ou será ao contrário? Vale bem a pena explorar as imagens de ilusão mostradas no Brainbashers e porque não, desafiar amigos a solucionar os seus mistérios.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários