Em 1765 nascia na vila de Setúbal, Manuel Maria Barbosa du Bocage, exatamente há 254 anos. A Biblioteca Nacional mantém uma página dedicada à sua vida e obra, apresentando alguns dos poemas, uma cronologia e uma biografia para dar a conhecer aquele que é considerado um dos mais irreverentes poetas portugueses.
Como é explicado no website, apenas uma parte da sua obra é conhecida pelos estudiosos da literatura portuguesa, “sendo associado com frequência a estereótipos limitadores e falsos, que a tradição ao longo de duzentos anos tem sedimentado”, é referido. Ainda assim, é conhecido na cultura popular pelas anedotas ao qual é associado, muito devendo-se aos seus sonetos e composições de carácter erótico e satírico.
No entanto, poucos conhecem o seu contributo como tradutor, com versões portuguesas de textos clássicos latinos, incluindo Virgílio e Ovídio. E também da literatura francesa, com traduções de La Fontaine, Voltaire e Castel.
No website irá ainda encontra fotografias, manuscritos e outros documentos históricos associados a Bocage. O poeta faleceu a 21 de dezembro de 1805, com apenas 40 anos, sendo sepultado no cemitério da Igreja das Mercês. O motivo da morte foi um aneurisma na carótida.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários