Em 1765 nascia na vila de Setúbal, Manuel Maria Barbosa du Bocage, exatamente há 254 anos. A Biblioteca Nacional mantém uma página dedicada à sua vida e obra, apresentando alguns dos poemas, uma cronologia e uma biografia para dar a conhecer aquele que é considerado um dos mais irreverentes poetas portugueses.

Como é explicado no website, apenas uma parte da sua obra é conhecida pelos estudiosos da literatura portuguesa, “sendo associado com frequência a estereótipos limitadores e falsos, que a tradição ao longo de duzentos anos tem sedimentado”, é referido. Ainda assim, é conhecido na cultura popular pelas anedotas ao qual é associado, muito devendo-se aos seus sonetos e composições de carácter erótico e satírico.

tek site do dia
A frase que associaria Bocage à marca de cafés Nicola...

No entanto, poucos conhecem o seu contributo como tradutor, com versões portuguesas de textos clássicos latinos, incluindo Virgílio e Ovídio. E também da literatura francesa, com traduções de La Fontaine, Voltaire e Castel.

No website irá ainda encontra fotografias, manuscritos e outros documentos históricos associados a Bocage. O poeta faleceu a 21 de dezembro de 1805, com apenas 40 anos, sendo sepultado no cemitério da Igreja das Mercês. O motivo da morte foi um aneurisma na carótida.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.