O European Cyber Security Challenge, promovido pela Agência Europeia para a Cibersegurança (ENISA) está de regresso para mais uma edição, decorrendo entre os dias 13 e 16 de setembro na Áustria, e leva a jogo equipas vindas de 33 países, cada uma com 10 jovens talentos nacionais.

A competição tem como objetivo promover a identificação de talentos em cibersegurança, assim como a cooperação e sentido de comunidade. Ao longo dos próximos três dias as equipas vão ser desafiadas a solucionar uma variedade de problemas em áreas como segurança na web, segurança móvel, Hardware, criptografia, engenharia reversa ou forense.

European Cyber Security Challenge
créditos: ENISA

Ao contrário das edições anteriores, este ano um dos dias da competição será dedicado a uma prova de ataque e defesa, com cada uma das equipas a defender as suas infraestruturas ao mesmo tempo que ataca outras.

Portugal é um dos países que marca presença na sétima edição do Cyber Security Challenge. A equipa portuguesa foi selecionada através do CyberSecurity Challenge PT, que junta o Centro Nacional de Cibersegurança, o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto e a AP2SI -Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação.

Portugal alcança o sétimo lugar na edição de 2021 do European Cybersecurity Challenge
Portugal alcança o sétimo lugar na edição de 2021 do European Cybersecurity Challenge
Ver artigo

Além da equipa de 10 jovens, Portugal será também representado por dois estudantes na “Team Europe”, que vai competir no International Cybersecurity Challenge (ICC) em agosto de 2023.

No ano passado, Portugal alcançou o sétimo lugar no European Cyber Security Challenge, com a Alemanha a subir ao primeiro lugar do "pódio", seguindo-se a Polónia e a Itália no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Todos os interessados em acompanhar as novidades do European Cyber Security Challenge podem fazê-lo através do website da iniciativa, assim como da página da equipa que vai representar Portugal no Twitter.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.