Fornecer às empresas orientações sobre como verificar as fontes de metais e minerais que entram em suas cadeias de fornecimento, nomeadamente as das baterias. É este o objetivo do novo portal lançado pela Comissão Europeia, o due diligence ready!, que para isso disponibiliza informações, ferramentas e materiais de formação.
Em comunicado, a comissária Elżbieta Bieńkowska destacou a importância deste portal, numa altura em que defende que a aposta deve passar por valores de transparência, responsabilidade e sustentabilidade. "As matérias-primas são essenciais para novos setores de negócios e tecnologias limpas, como baterias de alta potência, e as empresas devem garantir que cada etapa da cadeia de valor seja realizada de maneira transparente, responsável e sustentável", afirmou.
Disponível em sete idiomas, o portal pretende ajudar as empresas a comprovar a fonte responsável dos minerais e metais e, caso necessário, cumprir os requisitos regulamentares, incluindo o novo regulamento sobre minerais provenientes de zonas de conflito e de alto risco, em vigor a partir de 1 de janeiro de 2021.
Para isso poderá contar com conteúdos como, por exemplo, folhetos informativos sobre minerais das zonas de conflito e de alto risco ou vídeos no YouTube.
Compreender, avaliar e atenuar os riscos e impactos nas suas cadeias de aprovisionamento relacionados com o aprovisionamento responsável são alguns dos objetivos do portal, que se foca no estanho, tântalo, tungsténio e ouro, mas também em todos os outros minerais e metais, tais como matérias-primas para baterias.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários