Fornecer às empresas orientações sobre como verificar as fontes de metais e minerais que entram em suas cadeias de fornecimento, nomeadamente as das baterias. É este o objetivo do novo portal lançado pela Comissão Europeia, o due diligence ready!, que para isso disponibiliza informações, ferramentas e materiais de formação.

Em comunicado, a comissária Elżbieta Bieńkowska destacou a importância deste portal, numa altura em que defende que a aposta deve passar por valores de transparência, responsabilidade e sustentabilidade. "As matérias-primas são essenciais para novos setores de negócios e tecnologias limpas, como baterias de alta potência, e as empresas devem garantir que cada etapa da cadeia de valor seja realizada de maneira transparente, responsável e sustentável", afirmou.

Disponível em sete idiomas, o portal pretende ajudar as empresas a comprovar a fonte responsável dos minerais e metais e, caso necessário, cumprir os requisitos regulamentares, incluindo o novo regulamento sobre minerais provenientes de zonas de conflito e de alto risco, em vigor a partir de 1 de janeiro de 2021.

due diligence ready!

Para isso poderá contar com conteúdos como, por exemplo, folhetos informativos sobre minerais das zonas de conflito e de alto risco ou vídeos no YouTube.

Compreender, avaliar e atenuar os riscos e impactos nas suas cadeias de aprovisionamento relacionados com o aprovisionamento responsável são alguns dos objetivos do portal, que se foca no estanho, tântalo, tungsténio e ouro, mas também em todos os outros minerais e metais, tais como matérias-primas para baterias.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.