http://imgs.sapo.pt/gfx/114343.gif

É provável que muitos portugueses não saibam ainda agora, a dois dias de umas eleições cruciais para o futuro do país, em que partido vão votar, enauqnto alguns já desistiram de votar há muito tempo. Em grande parte, essas pessoas acreditam que os políticos e as forças que os apoiam são todos iguais e que "esquerda" e "direita" são apenas duas etiquetas utilizadas rotativamente para atrair um determinado eleitorado quando tal é necessário.



Os responsáveis do site Political Compass concordam que a distinção esquerda/direita, criada de uma forma involuntária com a colocação dos representantes dos diversos interesses da sociedade nos lugares da Assembleia Nacioal francesa de 1789, já não é suficiente hoje em dia para explicar o panorama político cada vez mais complexo do século XXI pós-moderno.



Na sua opinião, existe uma distância tão grande entre os neo-liberais gestores de grandes empresas, defensores da globalização, devotos dos romances de Ayn Rand e dos ensaios económicos de F.A. Hayek e os conservadores católicos de direita admiradores da política da dama de ferro Margaret Thatcher como entre os intelectuais de esquerda, activistas a favor das liberdades civis que gostam de música electrónica e que têm na mesa de cabeceira livros de Noam Chomsky e os esquerdistas da velha guarda que acreditam ainda na revolução violenta do proletariado, à maneira de Lenine e Mao.



Para reflectir melhor os supostos paradoxos e denunciar os mitos relativos às duas categorias horizontais clássicas esquerda/direita, criaram assim um novo eixo vertical que corresponde ao espectro que vai entre o fascismo e o anarquismo, expressões máximas do autoritarismo e do liberalismo.



Num teste anónimo, disponível no site com cerca de 60 questões - relativas à economia, à área social, justiça, religião, sexo e vida familiar - que demora cerca de 3 a 5 minutos a concluir, o leitor pode ficar a saber em que local deste compasso político é que se posiciona.



Se tiver paciência, pode ainda passar o dia de sábado a tentar responder às perguntas da forma que considera que cada candidato a próximo Primeiro-Ministro iria responder, com base no programa da força política que o apoia ou nas declarações à comunicação social, tentando descobrir qual é o que está mais próximo dos seus pontos de vista. Os responsáveis pelo site fizeram esse mesmo exercício em relação aos políticos britânicos, com base nas posições adoptadas em 1996 e 2001. A comparação mostra que alguns alteraram bastante o seu lugar no compasso político nesse espaço de tempo.




Sites de dias anteriores:



14/03/2002

Os piores da Privacidade no Reino Unido

Pela quarta vez a Privacy International entregou os prémios "Big Brother", destinados a galardoar organizações governamentais e privadas que mais contribuíram para a violação da privacidade dos cidadãos britânicos. Neste site pode conhecer os "eleitos".




13/03/2002

Manual de primeiros socorros para sites flash

Toda a gente sabe que em mãos pouco cuidadosas um site construído em tecnologia flash pode ser um autêntico desastre em termos de navegabilidade. O sítio Web proposto servirá, com certeza, como fonte de informação para evitar que isso aconteça.

12/03/2002

Brigada combate crime na Net

Atenção aos "cibercriminosos" (ou aspirantes a...) porque a Internet já tem uma brigada anti-crime, com direito a secção dos mais procurados na Net, links para o site do FBI, as últimas sobre o cibercrime e um lugar de apoio à vítima.




11/03/2002

Explorar as teorias da comunicação e dos media

Representar as principais abordagens académicas sobre media e
comunicação é o objectivo do Media and Communications Studies,
constituindo assim um local indicado para quem quer começar a explorar
os conteúdos disponíveis na Web sobre esta área.




10/03/2002

Pintar para aprender a contar
Dentro das histórias protagonizadas pelas personagens da Rua Sésamo existem múltiplos momentos que podem servir para completar a aprendizagem dos mais pequenos. E que tal hoje tentarem pintar números?




09/03/2002

Os piores filmes do século
Gerar listas dos melhores filmes de sempre, é fácil - dizem os responsáveis por este espaço Web - , difícil é gerar uma onde se apresentem os piores filmes. São listas deste género que os internautas vão poder encontrar a partir do The Stinkers.




08/03/2002

O provedor online do leitor

E porque os profissionais da comunicação também se enganam, existem colunas de correcção dos erros publicados. O site Slipup relata as falhas reconhecidas pelas publicações americanas nesses espaços que, na maior parte dos casos, têm reduzida visibilidade.




07/03/2002

Na Net, sem despistes


Depois de ter sido lançado em 1998, o Formula1.com é já uma paragem incontornável para mais de um milhão de fãs do desporto mais veloz do mundo. Se é daqueles que não perde um Grande Prémio então navegue a toda a velocidade em direcção a este site.




06/03/2002

Contributos de democracia

Querendo fomentar uma experiência de "democracia electrónica" foi criada uma página na Internet que pretende promover uma iniciativa cívica de apoio ao Partido Socialista com a recolha de propostas concretas para a governação.




05/03/2002

A vida secreta dos números

Com a ajuda de software, motores de busca e técnicas de estatística os autores deste sitio determinaram a popularidade relativa de cada um dos números entre 0 e um milhão, reunindo informação que reflecte a cultura e organização humana.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.